Em 2023, o Projeto de Consultoria Solidária – CONSOL, integrante das atividades do Programa de Educação Tutorial em Administração (PET ADM) da UFCA, passou por uma significativa mudança em sua estrutura em comparação aos anos anteriores. Isso porque uma parceria estratégica foi estabelecida com as disciplinas de Marketing II e Marketing de Serviços, ministradas pela docente Ingrid Mazza Matos Ramos.

Essa colaboração resultou na necessidade de selecionar um bolsista para fornecer suporte aos estudantes nas atividades de consultoria em organizações da região. Dessa forma, esse suporte incluiu auxílio na elaboração do plano de marketing e na certificação junto à PROEX (Pró-Reitoria de Extensão), uma vez que a certificação de extensão foi expandida para os alunos que, além da consultoria prestada, executam a proposta de intervenção.

Por meio dessa aliança, a troca de experiências e conhecimentos foi potencializada, resultando em benefícios notáveis para alunos, empreendedores, petianos e organizações locais.

Resultados no ano de 2023

No ano de 2023, o Projeto CONSOL alcançou resultados significativos, demonstrando seu impacto positivo para todos os envolvidos. Ao longo do ano, foram realizadas um total de 26 consultorias, evidenciando o comprometimento das atividades desenvolvidas pelo projeto.

O público impactado diretamente foi expressivo, englobando 23 empreendedores locais que se beneficiaram das consultorias oferecidas pelo CONSOL. Além disso, três voluntários do terceiro setor também foram beneficiados, recebendo suporte para o desenvolvimento de suas iniciativas.

A participação dos alunos foi expressiva, com um total de 118 estudantes envolvidos nas atividades do projeto no ano de 2023. Esse envolvimento ativo, além de fortalecer o aprendizado prático dos alunos, também contribuiu para o aperfeiçoamento dos processos e operações das organizações, quanto ao setor de marketing, que receberam as consultorias.

Ademais, cabe destacar a contribuição de um bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID), que desempenhou um papel crucial no apoio às atividades do CONSOL, além da presença de uma docente, Ingrid Mazza Matos Ramos, a qual proporcionou orientação e expertise no elaboração dos planos de marketing.

O Programa gostaria de manifestar o seu imenso agradecimento a todos os envolvidos neste projeto, tanto os que colheram frutos das ações executadas, quanto os que prestaram as consultorias ou forneceram suporte. Dessa forma, o PET ADM reforça seu compromisso com a promoção do desenvolvimento regional e a formação integral dos estudantes, alinhado ao pilar de extensão universitária.

Publicado em: 4 de abril de 2024