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Marketing verde, também conhecido como marketing ambiental e ecomarketing, nada mais é do que uma estratégia de marketing que foca nos benefícios (ou na ausência de malefícios) dos produtos, do modo de produção, ou da postura em geral da empresa em relação ao meio ambiente.

Resumidamente, estamos falando de um marketing com apelo ambiental.

Ou seja, o ecomarketing consiste em vender a imagem de que sua empresa tem consciência ecológica.

E ter consciência ecológica é um imperativo dos últimos tempos.

Por conta disso, certamente não basta que a empresa comece a transmitir apenas uma imagem de consciência, mas sim que passe a ter uma atitude real de transformação e responsabilidade ambiental, social, cultural e econômica.

Um pouco sobre a história do marketing verde

O marketing ambiental surge na Europa e Estados Unidos a partir de um despertar geral de consciência ecológica da população.

Esse despertar de consciência se deu pela década de 60, mas seus impactos (bem como seu poder de transformação e influência) no mercado são percebidos mais fortemente no começo da década de 90.

A crescente preocupação com a escassez de recursos naturais faz com que muitos consumidores passem a pressionar empresas para que sejam responsáveis ambiental, social, econômica e culturalmente.

Ou seja, a exigência de conscientização nesse aspecto, passa a se estender não só às pessoas físicas, mas principalmente às pessoas jurídicas.

Aqui no Brasil, o marketing ambiental veio junto com multinacionais europeias e norte-americanas que se instalaram no país, e a estratégia também começou a ganhar muita força a partir da década de 90.

Campanhas de entidades do terceiro setor, em especial, colaboraram de forma decisiva para que empresas percebessem a importância de seguirem os princípios do marketing verde.

Princípios do marketing verde

Para estar de acordo com o marketing ambiental, o empreendimento deve ser:

  • ecologicamente correto;
  • economicamente viável;
  • socialmente justo e
  • culturalmente aceito

Ou seja, como falamos antes, percebe-se a necessidade de responsabilidade não somente ambiental, mas econômica, social e cultural.

Além disso, a empresa deve dar total atenção a algumas letrinhas.

Os 3 Rs: Reduzir, reutilizar e reciclar.

E os 4 Ss: Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do Consumidor e Aceitação Social (Social acceptance).

Como inserir o marketing verde na sua estratégia?

As atividades de sua empresa devem objetivar, a partir de hoje, reduzir os impactos ambientais negativos (dentro das possibilidades) e preservar o meio ambiente.

Para isso, é possível, por exemplo, substituir produtos que agridem o meio-ambiente por produtos que não agridem (ou agridem o menos possível).

Mas não só isso: os donos e fundadores da empresa também devem ter os valores e as atitudes alinhados com esse pensamento ambientalmente correto.

Uma vez que os principais representantes da empresa tenham incorporado esses valores, isso deve ser divulgado e repassado também para os funcionários e processos da empresa.

Após a transformação nas atividades da empresa e nas atitudes dos fundadores e donos, a nova filosofia adotada por sua empresa deve ser explicitada para os consumidores.

Deixe então a consciência ecológica de sua empresa em evidência, e agregue, dessa forma, valor à marca. E a partir daí colha os frutos: o apelo ambiental gerará simpatia da população e ainda mais consumidores para seus produtos.

Quais vantagens eu tenho com a utilização?

O objetivo do marketing verde é fazer com que essa atitude sustentável seja um diferencial da sua empresa no mercado, aumentando a sua credibilidade.

Nesse sentido, o consumidor questionador e ambientalmente preocupado, ao se deparar com produtos concorrentes de qualidade e quantia equivalentes, escolherá aquele cujo valor se encaixa com as suas crenças. Para alguns clientes ainda, comprar produtos um pouco mais caros dentre as opções mas que sejam ecológicos, vale a pena.

Além de denegrir a imagem da sua empresa perante os clientes, a produção não-ecológica acarreta outros incômodos. Como exemplo temos a imensa quantidade de lixo proveniente desses processos produtivos, que em sua maioria vem do mal aproveitamento das matérias-primas.

De modo igual, há outros custos passíveis de economia tais como a água e a energia, no quais vemos a real necessidade de se adotar uma logística sustentável. Tal logística pode optar, por exemplo por uma gestão de resíduos.

Esse serviço de gestão de resíduos é feito com o objetivo de encontrar maneiras de reduzir em cada etapa da cadeia produtiva a geração de resíduos, que muitas vezes são ocasionadas pelo mau uso das matérias-primas.

 

Sendo assim, através da reutilização e reciclagem, podem diminuir em quantidade e até em custo. Analisando etapa por etapa do processo produtivo, encontra-se ainda formas de economia de água e energia, benéficas para o seu negócio.

Garantia do Produto Verde

Estando de acordo com o processo ecológico, a sua empresa pode obter o Selo Verde, comprovando periodicamente por meio de laudos técnicos que seus ciclos de vida são amigáveis para o planeta e a vida que nele habita.

Esta ecoetiqueta agregada à marca ou aos produtos e serviços oferecidos pela empresa, indicam ao consumidor que a mesma não degrada o ambiente e que possui qualidade ecológica e socioambiental. E é por si próprio uma ótima forma de marketing verde, divulgando para todos o fato de sua empresa ser sustentável.

Referências

GABRIEL, Lucas. Marketing Verde: o que é e por que ele pode ajudar a melhorar a imagem da sua empresa!. Marketingdeconteúdo, 2018, https://marketingdeconteudo.com/marketing-verde/. 30 de setembro de 2018

 

ENGENHARIA JR., P & Q. Marketing Verde, P & Q Engenharia Jr. 2016, https://peqengenhariajr.com.br/marketing-verde/. 30 de setembro de 2018

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Publicado em: 8 de outubro de 2018