O Programa de Educação Tutorial do Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (PETADM-UFCA) promoveu a 27ª edição do Projeto Andanças Culturais, que teve como tema: “Trilha Ecológica: Unindo cultura e consciência ambiental no Riacho do Meio”.

A referida edição ocorreu no dia 09 de setembro de 2023, no Geossítio Riacho do Meio, localizado na cidade de Barbalha. Este, que possui aproximadamente quatro mil quilômetros quadrados de riqueza natural e cultural, foi um dos primeiros parques geológicos da América do Sul. Além disso, é conhecido por abrigar o pássaro soldadinho-do-araripe, representados nas logomarcas da Universidade, além de outras espécies endêmicas.

Através desta edição, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais a cultura da região do Cariri e contribuir para a preservação do local, ao realizar uma coleta seletiva de resíduos descartados erroneamente no espaço. Além disso, eles fizeram um piquenique compartilharam e visitaram alguns pontos do Geossítio, como a Pedra do Morcego, local onde, de acordo com conhecedores da região, teria abrigado Lampião e seu grupo de cangaceiros durante a sua trajetória na região caririense.

O Programa gostaria de agradecer a participação de todos os envolvidos durante a realização desta edição e, em especial, a contribuição da professora Jayne Brazil Xenofonte Carreiro, que mediou uma conversa sobre sustentabilidade e a importância do Geossitio Riacho do Meio para a região do Cariri, e ao discente Rubens Neilson, que se voluntariou para ser o guia desta edição.

Publicado em: 20 de novembro de 2023