Publicidade Inclusiva

A Publicidade inclusiva busca tornar a comunidade de pessoas com deficiência em um público alvo e consumidor em potencial. O último censo do IBGE (2010) revelou que quase 24% da população brasileira têm pelo menos uma das deficiências: visual, auditiva, motora e mental ou intelectual.
A inclusão de pessoas com deficiência na publicidade tradicional é um recurso importante, para mudar o pensamento cultural e de comportamento, por “dissolver” suposições tendenciosas sobre a participação e pertencimento das pessoas com deficiência como integrantes de suas comunidades.
Desse modo, a publicidade tem a capacidade de acelerar a inclusão em todas as áreas da vida e minar as más atitudes que diminuem os direitos humanos. Na visão de um anunciante, a inclusão das pessoas com deficiência fornece às marcas uma chance de se associar com um segmento significativo do seu mercado, posto que 1 em cada 5 pessoas no planeta têm uma deficiência. O grupo só começou a ser reconhecido como um minoria numerosa nos últimos anos.
De acordo com as estimativas da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro), o valor para adequação de uma produtora feito por uma equipe interna gira em torno dos R$ 30 mil, que seria um dos principais pontos mencionados pelos anunciantes para não aplicar nenhum recurso nas campanhas é o custo. Porém, já existem empresas terceirizadas que realizam esse trabalho, com um custo 97% menor. Ou seja, alternativas existem para quem quer dar acesso a todo tipo de público. Além disso, as janelas de libras e a audiodescrição tornaram-se fundamentais para que os materiais publicitários sejam inclusivos.

 

 

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Referências

Censo do IBGE: 24% da população brasileira têm pelo menos uma das deficiências Link- https://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/cartilha-censo-2010-pessoas-com-deficienciareduzido.pdf. acesso em 12/06/19

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Publicado em: 24 de junho de 2019