Post segunda_ Materia ou Dica

Segundo a ONU Meio Ambiente, o plástico é o maior desafio ambiental do século XXI. Segundo notícia veiculada pelo site Estadão (2018), no ano de 2050 é projetado a produção de 33 bilhões de toneladas de plástico e os cientistas também indicam que neste ano haverá mais plásticos que peixes no oceano.

É possível perceber que o desafio é grande. Diante deste contexto, algumas empresas já possuem propostas de intervenção nesse cenário, inclusive no Brasil. A Unilever lançou em 2018 uma garrafa de seu produto OMO a partir de resíduos de plástico encontrados nas praias do litoral brasileiro. Essa iniciativa foi realizada com a participação de voluntários no Rio de Janeiro e Pernambuco e foi possível recolher 1,5 toneladas de plásticos. Outras empresas também possuem propostas para lidar com esse problema presente no contexto atual.

Um dos setores que mais faz uso do plástico é o setor de cosméticos. O site exame (2019) publicou reportagem com a informação de que as empresas do ramo de cosméticos e higiene pessoal assumiram, de forma voluntária, o compromisso de eliminar os microplásticos utilizados em seus produtos até o ano de 2021. É possível notar que as organizações estão tomando atitudes hoje e que as mudanças já poderão ser vistas em breve.

Algumas empresas de cosméticos já estão inovando e deixando de lado o uso do plástico em produtos que parecem difíceis existir sem ele, como por exemplo com a criação do shampoo em barra, deixando de utilizar o plástico em sua embalagem. Outra atitude que já é tomada por algumas empresas diz respeito à logística reversa, onde o cliente ganha descontos ao devolver embalagens vazias e a empresa utiliza o material reciclado para as novas embalagens.

É indiscutível a importância do contexto ambiental e suas implicações nas organizações. A discussão sobre o uso do plástico pelas empresas acarreta na necessidade de estabelecer novas estratégias de gestão do composto mercadológico. As empresas capazes de inovar nesse contexto podem, certamente, ganhar vantagem competitiva.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMCHAM BRASIL. Plástico é o maior desafio ambiental do século XXI, segundo ONU Meio Ambiente. [S. l.], 8 jun. 2018. Disponível em: <https://economia.estadao.com.br/blogs/ecoando/plastico-e-o-maior-desafio-ambiental-do-seculo-xxi-segundo-onu-meio-ambiente/>. Acesso em: 22 abr. 2019.

BARBOSA, Vanessa. Empresas de higiene pessoal e cosmético prometem eliminar microplásticos. [S. l.], 13 jan. 2019. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/empresas-de-higiene-pessoal-e-cosmetico-prometem-eliminar-microplasticos/>. Acesso em: 22 abr. 2019.

BARBOSA, Vanessa. Unilever repensa uso de plástico em marcas e este é o resultado até agora. [S. l.], 26 ago. 2018. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/marketing/unilever-repensa-uso-de-plastico-em-marcas-e-este-e-o-resultado-ate-agora/>. Acesso em: 22 abr. 2019.

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Publicado em: 17 de junho de 2019