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Segundo Oxford (2018), a Geolocalização é “o processo ou técnica de identificar a localização geográfica de uma pessoa ou dispositivo por meio de informações digitais processadas através da internet”. Ela consegue identificar objetos em movimento ou parados, usando as coordenadas geográficas como referência. E essa ferramenta possui inúmeras aplicações nos negócios, como em publicidade, redes sociais, jogos e até nos processos de uma empresa.

De modo geral, essa tecnologia pode ser usada para: saber a localização de pessoas e objetos, publicidade locativa, redes sociais, jogos, realidade móvel aumentada e cartografia. E isso é muito útil em organizações, à medida que elas podem saber onde está o seu cliente (direcionando algo para atraí-lo), melhorar sua cadeia logística (mais usado em transportadoras) e até se mostrar visível (como no Google Maps). Alguns autores que discorrem desse tema são: Lemos (2008), Lucena (2015) e Andrade (2016), discutindo tanto do ponto de vista técnico como em aplicações práticas.

Alguns exemplos de aplicação nos negócios são: Uber (aplicativo de serviços de transporte onde motorista e passageiro compartilham localização entre si), Waze (aplicativo onde o usuário pode ver rotas e detalhes de lugares), Google (parte da sua receita vem de publicidade geolocalizada), Pokémon Go (jogo onde o usuário se utiliza da localização real para “caçar” os pokémons), New Tempo (Loja de roupas online onde o consumidor pode provar roupas através de realidade aumentada) e Tinder (é possível localizar pessoas geograficamente próximas e marcar encontros). Além disso, ecommerces (como as Lojas Americanas, por exemplo) se utilizam para permitir ao seu cliente acompanhar a localização de seus pedidos

waze

pokemon

Logo, conforme foi visto, através da geolocalização as empresas podem acompanhar toda a sua cadeia de suprimentos (objetos, os bens, as pessoas …), permitir ao consumidor uma nova experiência, aumentar eficiência, reduzir custos, realizar processos em larga escala, etc. E isso gera uma grande vantagem competitiva e cria ou viabiliza novos modelos de negócios.

REFERÊNCIAS

OXFORD. Geolocation: Dictionary. 2018. Disponível em: <http://www.oxforddictionaries.com/pt/definição/inglês/geolocation?searchDictCode= all>. Acesso em 16 mai. 2018.

LEMOS, André. Mídias locativas e territórios informacionais. In: SANTAELLA, L.; ARANTES, P. (Ed.). Estéticas tecnológicas: novos modos de sentir. São Paulo: EDUC., 2008. p. 207-230.

LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues; MOTA, Gesiel Leachi Arruda. Publicidade baseada em geolocalização: possibilidades criativas dos usos dos sistemas locativos. Iniciação Científica Cesumar, v. 17, n. 2, p. 197-207, 2015.

ANDRADE, Luiz Adolfo de Paiva. Jogos locativos. 2016.

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Publicado em: 29 de abril de 2019