“Você não pode simplesmente perguntar aos clientes o que eles querem e depois tentar dar isso a eles.” – Steve Jobs, Antigo CEO, Apple.

De acordo com a citação de Steve Jobs, é notório perceber o quanto marketing vai além de satisfazer vontades e necessidades de um cliente. Com o passar do tempo, o Marketing avançou e se expandiu de várias formas pelo mundo, sendo hoje um elemento essencial em uma empresa ou organização. Sendo uma ação no mercado, o Marketing é usado não apenas para ajudar as empresas a vender mais, mas também para coordenar qualquer processo de troca. Com o processo de comercialização dividido em Era da produção, das vendas e do Marketing e os quatro ingredientes principais para a comercialização (Produto, Preço, Ponto de venda e Promoção), seu avanço foi incrível, influenciando na maneira como suas estratégias devem ser montadas e também atuando na forma como o mercado responde às suas investidas.

Engana-se quem acredita que o Marketing tem apenas como o objetivo vender algo. O Marketing é uma série de estratégias, técnicas e práticas que tem o principal objetivo de agregar valor às determinadas marcas ou produtos a fim de atribuir uma maior importância das mesmas para um determinado público-alvo, os consumidores. Muitas empresas na atualidade encontram dificuldades em aplicar o conceito de marketing por problemas relacionados á administração do Marketing, o período mais curto do ciclo de vida dos produtos, a constante fragmentação do mercado, a atenção aos custos do Marketing, um grande número de variáveis Inter- relacionadas, entre outros. Porém, como o Marketing se tornou algo tão essencial para qualquer processo de compra, as empresas que não enfrentam essas dificuldades de uma boa maneira são praticamente desprezadas.

Portanto, para satisfazer os desejos e as necessidades dos consumidores, procurou-se identificar o que os clientes necessitavam e desejavam, para a partir daí elaborar a oferta para a comercialização definitiva, elaborando-se os “quatro pês”, além de estudar o comportamento do consumidor como nova área de conhecimento e desenvolvimento de sistemas de informações a fim de acompanhar as mudanças no mercado. Nisso, o mais recomendado é que o consumidor seja sempre o principal elemento no processo de comercialização, sendo isso função essencial do Marketing.

Publicado em: 16 de outubro de 2016