Mercado dos PETS

Os animais de estimação passaram de protetores do lar para membros do lar. Este modo de convivência e percepção tem mudado devido a transformações no comportamento da sociedade, bem como nos aspectos social e cultural que a envolvem. Um dos fatores que pode-se atribuir é ao fato de que as famílias estão tendo cada vez mais menos filhos e o número de pets nas residências vem aumentando. Segundo Clemente (2018) o IBGE em 2013 identificou que o número de famílias com pets já ultrapassou há tempos o número de famílias com crianças. Segundo essa pesquisa, de cada 100 famílias no Brasil, 44 tinham cachorros, enquanto somente 36 tinham crianças.

O comportamento associado a esta mudança de estrutura familiar deve-se também as prioridades que as pessoas assumem para suas vidas. As mulheres priorizam a carreira. Os casais priorizam a liberdade, os bens materiais e as viagens (CLEMENTE, 2018). Assim como as despesas, os gastos com pets são menores com gastos com crianças. Por causa do envolvimento emocional, os gastos com animais de estimação têm tido prioridade nas despesas mensais das famílias, por isso, não sofreu queda devido à crise econômica (Revista Exame, 2018).

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (2018) o mercado de produtos e serviços pets aumentou 4,95%, consolidando o Brasil como o terceiro maior mercado em faturamento no mundo.

Percebe-se assim que as mudanças de comportamento, sendo analisadas da perspectiva de viabilidade de implementação de um negócio, podem gerar fonte de renda e uma inserção no mercado de novos produtos e serviços.PET

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INDÚSTRIA DE PRODUTOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. Mercado PET Brasil 2018. Disponível em: < http://abinpet.org.br/mercado/>. Acesso em: 05 maio 2018.

CLEMENTE, Thais. Mais pets, menos filhos. O Jornal de Uberlândia. Minas Gerais, 25 abr 2018. Disponível em <http://www.ojornaldeuberlandia.com.br/2018/01/25/mais-pets-menos-filhos/>. Acesso em: 05 maio 2018.

SEM crise, mercado pet no país é o terceiro do mundo em faturamento. Revista Exame, 3 dez. 2018. Disponível em < https://exame.abril.com.br/negocios/dino/sem-crise-mercado-pet-no-pais-e-o-terceiro-do-mundo-em-faturamento/>. Acesso em: 05 maio 2018.

Autor dos posts

Publicado em: 3 de junho de 2019