Cópia de Post segunda_ Materia ou Dica


House of Cards é um seriado original da Netflix, interpretado por Kevin Spacey. Na trama o personagem principal se chama Frank Underwood, um político ambicioso, maquiavélico e implacável. A história é uma adaptação do romance homônimo escrito por Michael Dobbs e da minissérie britânica criada por Andrew Davies. A série é sobre política, mas, acompanhando a trajetória de Frank durante toda a série, podemos aprender algumas estratégias e lições que podem ser usadas por administradores a fim de obter sucesso em seus negócios. Vejamos algumas:

Tenha uma estratégia

O objetivo de Francis é ser presidente da República. Para chegar lá, ele arquiteta planos constantemente. É importante ter a visão geral e específica da sua organização, para saber onde você está pisando, com quem está lidando e planejar com ética suas atitudes. Só tome decisões depois de analisar bem o cenário e revise o tempo todo.

Reúna seus aliados

Em todos os episódios, Francis sempre recorre às pessoas que lhe dão apoio. No trabalho, esses contatos são responsáveis por trazer informações relevantes, facilitar o acesso em áreas às quais não se tem acesso e ajudar a atingir suas metas.

Influência

A influência é uma habilidade importante, notada mais claramente nos políticos. É importante saber influenciar para que as pessoas façam coisas por você sem que precisem ser ordenadas. É o famoso poder de convencimento, que engaja as pessoas em prol de um projeto ou objetivo.

Ofereça favores

Agradar às pessoas é essencial para quebrar resistências. É importante ouvir a opinião das pessoas para elas se sentirem importantes. Dê visibilidade aos seus colegas de trabalho à pessoa, apresentando-lhes bons contatos e sendo uma fonte de informação.

Aprender com os inteligentes

Um bom líder deve, antes de tudo, conhecer bem a si mesmo, seus pontos fortes e suas limitações. A partir daí, você deve absorver o máximo que puder de pessoas admiráveis e inteligentes buscando se aperfeiçoar cada vez mais. Se você é a pessoa mais inteligente em uma sala, você é a que menos tem a ganhar naquele ambiente. Frank busca se cercar de alianças com pessoas inteligentes e, além disso, procura sabedoria e inspiração em diversos grandes líderes do passado para forjar um Frank melhor amanhã.

Batalhas são inevitáveis

Se você acha que nunca precisará travar algumas batalhas para vencer, pense mais uma vez. A realidade dos negócios é uma só: não entre em uma batalha que você não precise travar, mas não hesite em declarar guerra e adotar estratégias quando for exigido. E essa hora vai chegar. Se não chegar, você provavelmente não está incomodando ninguém, e, se esse é caso, temos um forte indicador de que você não está fazendo algo grandioso.

Não tente dar passos maiores que as suas pernas

“É assim que se devora uma baleia: uma mordida de cada vez”. Todo bom fã de House of Cards conhece essa frase, usada por Frank Underwood enquanto planeja a sua ascensão política em uma reunião com o chefe de gabinete Doug Stamper. Primeiro, é necessário tirar o vice-presidente de cena; depois, convencer o presidente de que merece ser seu vice; por fim, é a hora de tirar o presidente do Salão Oval e assumir seu lugar. Para alcançar seu objetivo principal, Frank atenta-se a cada etapa do processo, sem deixar nada passar.

Dentro de uma empresa, os projetos e metas devem ser administrados dessa mesma maneira. Pular estágios pode acelerar os resultados em curto prazo, mas no longo prazo, isso pode prejudicar uma organização. Por exemplo, desenvolver um projeto pulando alguma etapa provavelmente fará com que ele fique pronto antes, mas a sua aplicação prática com certeza será prejudicada sem aquilo que ficou de fora do desenvolvimento teórico.

Reputação conta muito

Frank sabe diferenciar bem o que acontece nos bastidores e o que o público vê. Ele se preocupa muito com a sua reputação no meio político e, por isso, todas as suas ações são bastante calculadas.

Quanto às empresas, a reputação também conta muito. Um deslize em nome da marca pode levá-la a grandes crises, se o mercado passar a vê-la como ruim. É importante levar a opinião dos consumidores e investidores sempre em conta, pois, sem eles, um negócio não vai pra frente. Preocupe-se sempre com a imagem da sua empresa se quiser que ela tenha sucesso.

Seja o primeiro a dar as notícias ruins, ou alguém vai fazer isso por você.

Na primeira temporada, Frank Underwood ajuda Peter Russo a concorrer a um cargo, apesar do deputado ter problemas antigos com drogas, álcool e atividades ilegais. Sabendo que o passado não se esquece, o político utiliza disso na campanha, tratando com “transparência” as questões delicadas de Peter.

Lição: Você pode transformar uma situação potencialmente desastrosa e que poderia gerar uma crise, em um ponto positivo. Ao invés de esconder o passado, eles o expõem (com filtros, claro) para que a mídia colabore com a crônica de superação que eles pretendem narrar.

Saiba como gerenciar uma crise.

E falar em crise, é falar em House of Cards. Um exemplo disso ocorre no evento beneficente da instituição que Claire administra. Após perder a reserva do hotel em cima da hora, onde aconteceria o jantar de gala, Frank e sua turma organizam o evento no pátio e com simplicidade dos detalhes o evento torna-se um sucesso, mesmo com o protesto dos professores acontecendo do outro lado da rua. Underwood assume rapidamente o controle da situação e demonstra a capacidade de como pequenas ações geram grandes mudanças

Autor dos posts (1)

Publicado em: 13 de maio de 2019