Provavelmente, no mundo globalizado o qual vivemos você já deve ter ouvido as palavras: Bitcoin, ou Bitcoins, no plural.

biticoins

Bitcoin se trata da mais famosa moeda digital atualmente. Se você acha que isso é coisa de países de primeiro mundo ou totalmente desenvolvidos, está enganado! Empresas no Brasil já trabalham com bitcoins em diversas regiões do país. Mas vamos saber bem o que é, e como funciona essa moeda digital.

Bitcoin é uma nova forma de dinheiro, da mesma forma que o Real, porém, é uma moeda 100% digital, não existindo fisicamente, é apenas um código. Além disso, o bitcoin não tem nenhuma influência do Governo. É rápido, barato e simples, puramente uma tecnologia inovadora. Tal moeda é usada para transações comerciais, comprando produtos ou serviços, da mesma forma que o real, o dólar, o euro ou qualquer outro dinheiro.

Além do Bitcoin existem outras diversas moedas digitais, porém, ainda não conseguiram alcançar a popularidade e confiança que o Bitcoin passa. Essa criptomoeda foi criada por Satoshi Nakamoto, japonês bastante misterioso, que em 2008 publicou o conceito do Bitcoin, o qual afirmava que o objetivo da criação de sua moeda era que a mesma não dependesse da intervenção de governos. Dessa forma, no ano seguinte, as primeiras moedas digitais foram lançadas. A criptomoeda Bitcoin é descentralizada, fazendo assim com que qualquer um possa acessar a rede de computadores e minerar um bitcoin. Para minear a moeda, se torna necessário conhecimento e programação para que o código possa ser desvendado.

Uma pergunta frequente é se o Biticoin é seguro, por ser uma moeda totalmente digital. A resposta é positiva. A segurança é garantida pela existência de um código complexo e único. Além de que toda criptomoeda é gerada e fiscalizada por blockchain, uma rede de transação que funciona como um livro de registros de todas as transações realizadas no mundo inteiro com a moeda digital.

leticia

Publicado em: 30 de julho de 2018