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            Você já comprou em alguma loja virtual? Sabe qual é a diferença entre marketplace e e-commerce? Já pensou em abrir uma loja virtual? Pois é, há muitas empresas que, antes, ganhavam milhões em lojas físicas que agora está lucrando muito mais na loja virtual; algumas empresas estão até migrando e vendendo seus produtos virtualmente ao invés de venderem fisicamente, como é o caso da Marisa; outras, nem sequer pensam ou pensaram em abrir lojas físicas, como é o caso da Netshoes. Mas antes de falar o motivo dessas empresas estarem migrando e preferindo comercializar seus produtos/serviços, vamos falar um pouco do e-commerce em si.

  • O que é e-commerce? E de onde veio essa ideia?

E-commerce pode ser traduzido como comércio eletrônico, ou seja, é a compra e venda de produtos por meio da internet. Este meio de comercialização começou com seu inventor chamado Michael Aldrich. Em 1979, ele inventou o primeiro sistema que permitia transações entre consumidores e empresas ou entre empresas. No ínicio, o e-commerce era utilizado basicamente para vender bens tangíveis de pequenos valores, como livros e CDs. Com a ascensão do e-commerce, as vendas online passaram a ser um sucesso e, em 1997, a DELL se torna a primeira empresa a conseguir um milhão de dólares em vendas online.

  • Qual é a diferença entre e-commerce e marketplace?

Para um uma compreensão melhor, ao invés de diferenciar, vamos compará-los.

O marketplace oferece uma simples plataforma para que várias outras empresas vendam seus produtos. Esta plataforma serve, exclusivamente, para organizar os meios de cobranças e pagamentos e, além disso, ela também tem a responsabilidade de garantir que o produto será entregue ao cliente.

Não é à toa que os lojistas preferem o marketplace para comercializar seus produtos, haja vista que gerenciar esta plataforma é mais simples que um e-commerce.

Em outra análise, o verdadeiro e-commerce­ tem uma certa maior liberdade, tendo em vista que toda a estrutura e o design da loja virtual é você que define. Desta forma, com o tempo, tal liberdade se torna indispensável para que seja possível a criação de ações promocionais.

  • Conclusão

Por fim, percebe-se a grande influência da tecnologia sobre o modo das empresas comercializarem os seus produtos e seus serviços. Neste contexto, com o alto uso da tecnologia pelas as pessoas, as organizações resolveram investir no meio eletrônico para aumentar seu faturamento. Além disso, por mais que muitas empresas utilizam o e-commerce pra vender, as pessoas também buscam meios de lucrar por meio do comércio eletrônico. Portanto, percebe-se que este meio de comercialização não está distante dentro da sociedade.

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Referências

SAMPAIO, D. O que é e-commerce? Tudo o que você precisa saber para ter uma loja virtual de sucesso! Marketingdeconteúdo. 2018. Disponível em: <https://marketingdeconteudo.com/e-commerce-guia/>. Acessado em: 23 de setembro de 2018.

O que é E-Commerce? E-commerce News. 2018. Disponível em: <https://ecommercenews.com.br/o-que-e-e-commerce/>. Acessado em: 23 de setembro de 2018.

RÉGIS, V. A história do E-Commerce. Cartola comunicação. 2018. Disponível em: <http://www.cartolacomunicacao.com.br/blog/10-e-commerce/48-a-historia-do-ecommerce>. Acessado em: 23 de setembro de 2018.

Publicado em: 3 de outubro de 2018