A Sociedade Vegana apresenta a seguinte definição para veganismo: Veganismo é o modo de vida que busca eliminar toda e qualquer forma de exploração animal, não apenas na alimentação, mas também no vestuário, em testes, na composição de produtos diversos, no trabalho, no entretenimento e no comércio.

Percebe-se assim que o veganismo vai mais além do que mudança em hábitos alimentares. Trata-se de uma filosofia de vida, que na alimentação indica alguns questionamentos e mudanças de atitudes (QUEIROZ, SOLIGUETTI, MORETTI, 2018, pg. 537). E como filosofia, há ética orientadora do comportamento que reflete no consumo, na maneira de pensar e agir dos veganos. Para Cunha (2011), a ética é a motivação de maior eficácia porque “há probabilidade maior de alguém abandonar o veganismo se este for aderido por outros motivos que não a ética”.

Segundo Queiroz, Soliguetti e Moretti (2018, pg. 540) dos fatores que motivam as pessoas a se tornarem veganas, são destacados: ética; mudança de hábitos pela saúde; e preocupação com o meio ambiente.

A ética, primeiro fator, já citado, envolve o não consumo de nenhum tipo de produto de origem animal. O segundo fator, mudança de hábito pela saúde, consoante Queiroz, Soliguetti e Moretti (2018, pg. 540) os veganos acreditam que a dieta restrita será mais saudável para o corpo (…)e estudos recentes mostram que as pessoas que restringem sua dieta de carne e laticínios têm menos chances de adquirirem determinadas doenças.

A preocupação com o meio ambiente retrata os efeitos que a indústria animal pode causar no meio ambiente. Em 2013, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou o estudo “Caracterização e Análise da Dinâmica Agropecuária na Amazônia Brasileira”, com dados do censo Agropecuário 2006. Esse estudo constatou que, devido ao aumento de 35,6 milhões para 56,7 milhões do rebanho bovino na região, a área devastada para pastagens cresceu 27%, o equivalente a 9,12 milhões de hectares no período de 1995 e 2006.

Referências bibliográficas:

Cunha L. C. Por que a motivação para a adoção do veganismo é importante. Disponível em: <http://www.anda.jor.br/14/04/2011/por-que-amotivacao-para-a-adocao-do-veganismo-e-importante>. Acesso em: 15 jun. 2019.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Caracterização e análise da dinâmica da produção agropecuária na amazônia brasileira: uma análise a partir do Censo Agropecuário 2006. Relatório de Pesquisa. Brasília: IPEA; 2013. 187 p.

QUEIROZ, Carolina Andrade; SOLIGUETTI, Debora Fernanda Gonsalves; MORETTI, Sérgio Luiz do Amaral. AS PRINCIPAIS DIFICULDADES PARA VEGETARIANOS SE TORNAREM VEGANOS: UM ESTUDO COM O CONSUMIDOR BRASILEIRO. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, v. 13, n. 3, p. 535-554, set. 2018. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/view/33210/26420>. Acesso em: 18 jun. 2019.

VEGANISMO. Disponível em: <http://sociedadevegana.org/textos-fundamentais/veganismo/>. Acesso em: 18 jun. 2019.

 

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Publicado em: 5 de agosto de 2019