Sustentabilidade empresarial são ações que uma empresa toma, buscando preservar o meio ambiente e se desenvolver de modo eficaz. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes morais, práticas que visem seu crescimento econômico – pois uma empresa necessita disso para se manter no mercado – sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.
Na era da Revolução Industrial do século XIX, é fato que, ao decorrer, a poluição foi se tornando algo comum entre as organizações. Porém, atualmente, o mundo necessita de cuidado, uma vez que as indústrias e as empresas acabaram poluindo boa parte do planeta.
A clientela, sobretudo, agora pensa diferente, as pessoas querem diminuir a poluição, consumindo produtos e serviços de empresas que preservem o meio ambiente. Desta forma, nota-se que, quanto mais sustentável é a empresa, a probabilidade de aumento do número de clientes é maior.
Em contrapartida, algumas empresas utilizam a ‘‘jogada de marketing‘‘ chamado Greenwashing – se traduzirmos ao pé da letra fica ‘‘lavagem verde“, uma propaganda enganosa que diz fazer uma coisa para ter uma boa imagem com os clientes, mas, na verdade, a realidade é outra. Por exemplo, Se você abrir uma indústria de papel e cortar várias árvores sem plantar outras, você não pode dizer que está preservando o meio ambiente, e se disser, você está praticando o Greenwashing. Destarte, se descoberto, pode manchar a imagem de uma empresa que se diz “sustentável“.
As empresas precisam, portanto, ter cuidado com o que diz para os clientes, tendo em vista que as pessoas não gostam de ser enganadas. Desse modo, se você deseja começar um novo negócio, não pratique o Greenwashing, seja realmente sustentável e, assim, consiga sucesso de verdade.
REFERÊNCIAS:
Suapesquisa.com. Sustentabilidade empresarial. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade_empresarial.ht m
eCycle: sua pegada mais leve. Saiba o que é greenwashing. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/2094- definicao-o-que-como-traducao-greenwashing-estrategias-marketingpropaganda-consumo-produtos-servicos-atitude-apelo-ambiental-enganosaempresas-consciencia-ambiental-casos-exemplos-cuidados.html