“Uma startup é uma organização construída para encontrar um modelo de negócios repetível e escalável.”— Steve Blank
De acordo com a citação de Steve Blank, é interessante ressaltar como as startups avançaram significativamente. Sendo considerada uma empresa nova ligada á pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras, estão em alta no mercado com resultados satisfatórios em sua maioria. As primeiras startups surgiram nos Estados Unidos, tomando força em 1990. Seu termo “startup” começou a ser usado na época conhecida como Bolha da Internet (1996-2001), com o surgimento de empreendedores que conseguiram financiamento para projetos garantindo alta lucratividade e sustentabilidade. Porém, ao longo dos anos, esse conceito passou por mudanças. Normalmente, essas empresas tem base em tecnologia, quase sempre de internet por ser mais barato para investir em capital de risco e sua expansão pela web torna o negócio bem mais fácil, rápido e barato.
A definição mais atual de startup é um grupo de pessoas á procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. Diante de tal definição, um ambiente de incerteza não afirma se a ideia e os investimentos no negócio irão realmente dar certo. Porém, como são altamente escaláveis, isto é, com grandes chances de crescimento aumentam suas oportunidades de gerar lucro. Um exemplo bem claro é o Google, que se baseia cobrando por cada click nos anúncios dos resultados buscados. Algumas startups podem contar com empresas que investem capital e acreditam nas ideias inovadoras apresentadas, conhecidas como “aceleradoras”. Por ser um empreendedorismo muito promissor, sempre surgem empreendedores com ideias que podem vir a se tornar em negócios de sucesso.
Ao longo dos anos muitas startups nasceram, tentaram ou acabaram falindo. Porém, outras atingiram sucesso esperado, sendo compradas por muito dinheiro pelos gigantes do mercado. Sendo um empreendimento de alto risco, existem várias incertezas envolvidas, como por exemplo, se é possível executar o modelo, se o modelo é realmente lucrativo e se existem clientes para o produto. Com isso, torna-se mais seguro abrir uma empresa como uma lanchonete do que dar início a uma startup.