.

INTRODUÇÃO

No ano de 2018, mas precisamente no mês de junho, ocorreu a XV Edição do
Projeto Café com Empreendedores, que é um dos projetos do Programa de Educação Tutorial do Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (PETADM-UFCA). Esta edição contou com a presença de Edilson Pereira, mais conhecido como Tilon.

 

.

Ele é o dono da pizzaria Amalicia, que fica localizada na cidade de Missão Velha, município da Região Metropolitana do Cariri, a cerca de 500 km de Fortaleza. O empreendimento foi inaugurado no ano de 2014, e a ideia de criar essa pizza com borda de coxinha veio devido ao fato do mesmo relatar que sempre gostou de pesquisar ideias diferentes, pensando em novas criações, daí a partir do momento que ele viu “(…) a foto de algo parecido na internet, mas com os salgadinhos dispostos sobre a cobertura. (…)” ele raciocinou que é difícil encontrar um cliente que não gosta de coxinha ou de pizza, optando por inovar, unindo ambos os pratos.

Algo que vale a pena ressaltar é que o próprio Tilon além de empreendedor, é também o pizzaiolo, o que o deixou ainda mais capacitado para tratar da temática abordada durante a edição, que foi “Inovação: a solução para a crise”, pois assim ele detém de uma maior percepção de como seu negócio estava caminhando, já que ela navegava tanto pela parte mais burocrática empreendimento, com a ajuda da esposa, como também da parte mais operacional, que trata-se da própria preparação dos pratos. O que acabou o ajudando a unir dois pratos, que são totalmente comuns a todas as pizzarias e transformando-os em um só, sem falar que, com o tempo, ele passou a introduzir outros variados modelos, como a Pizza Hambúrguer, Pizza Quadrada, Pizza Doritos, entre outras, que estão presentes em 2021 no catálogo da Amalicia, ano em que o empreendimento completa 7 anos.

.

Ou seja, o exemplo do Tilon deixa claro para quem pretende empreender de
que estar por dentro de todos os processos do seu negócio pode ser bastante
proveitoso, pois lhe permite ter um visão do todo, fazendo com que situações não previstas possam ser facilmente contornadas. A exemplo, podemos mencionar o fator pandemia, que acabou prejudicando, a princípio os estabelecimentos que trabalham com venda de alimentos, mas que, o uso de aplicativos de delivery acabou por ajudar esses estabelecimentos, onde conforme estudo realizado pela Mobilis, os gastos com aplicativos de entregas, em especial para comidas prontas, cresceram 149% durante a pandemia.

Os aplicativos de delivery com maior demanda foram iFood, com crescimento de 172%, Rappi (121%) e Uber Eats (37%). Só que por mais que tais aplicativos não atuem ainda em cidades menores, como é o caso de Missão Velha, a Amalícia sempre buscou ficar junto de seus clientes neste momento complicado, e mais recentemente está utilizando de um aplicativos chamado My Food, que possibilita a criação de pedidos, facilitando assim tanto a logística do atendimento, quanto a praticidade para a qual o cliente passa a dispor, para realizar seus pedidos. Mostrando mais uma vez, o quanto ainda podemos aprender com o exemplo do Tilon e de seu empreendimento.

REFERÊNCIAS

G1-CE. Pizzaiolo prepara pizza com borda de coxinha e faz sucesso na web. Disponível Em: <https://g1.globo.com/ceara/noticia/pizzaiolo-prepara-pizza-com-borda-de-coxinh a-e-faz-sucesso-na-web.ghtml>. Acesso em 21 de maio, 2021.

Veja – São Paulo. Conheça a pizza de coxinha que está fazendo sucesso na internet. Disponível em: <https://vejasp.abril.com.br/comida-bebida/conheca-a-pizza-de-coxinha-que-esta-fazendo-sucesso-na-internet/>. Acesso em 21 de maio, 2021.

Rede Jornal Contábil. O aumento dos gastos em aplicativos de Delivery com a pandemia. Gabriel Dau, 20 de abril de 2021. Disponível em:<https://www.jornalcontabil.com.br/o-aumento-dos-gastos-em-aplicativos-de-delivery-com-a-pandemia/>. Acesso em 21 de maio, 2021.

Publicado em: 24 de maio de 2021