.

Relembrar é viver! 

10 º edição do Projeto Andanças Culturais (1º edição do Andanças Acessibilidade) 

A 10º edição do Projeto Andanças Culturais, ocorreu no dia 23 de outubro de 2018, visitou o Parque Estadual Sítio Fundão(@vemprositio), localizado no município de Crato, que faz parte do Geossítio Batateira, vinculado ao Geopark Araripe (@geoparkararipe).  O Parque possui edificações históricas tombadas pela Secretaria de Cultura (SECULT): casa de taipa de andar, ruínas do velho engenho e a muralha em pedra e cal. São permitidas atividades de educação ambiental, recreacionais e de pesquisa científica (SEMA). Trata-se de uma unidade de conservação ambiental e proporcionou ao PETADM-UFCA a trabalhar e promover um evento com temática ainda não abordada: acessibilidade!  

A equipe do Projeto ao realizar a pré-visita no Parque tomou conhecimento que o mesmo possuía uma cadeira de roda, cedida pelo Projeto Montanha para Todos (@montanhaparatodos) adaptada para trilhas. Além da cadeira adaptada para pessoas com deficiência locomotiva, uma parte da trilha é adaptada para deficientes visuais, com piso diferenciado e plaquinha em braile. Percebeu-se então a ótima oportunidade de trabalhar cultura, meio ambiente e acessibilidade e assim inserir uma edição especial no portfólio do Projeto, intitulada Andanças Acessibilidade. 

ACESSIBILIDADE 

Os parques urbanos são um dos principais equipamentos de lazer, com impacte benéfico na qualidade de vida dos habitantes das cidades (PAIS, Filipe et al., 2018). Tais benefícios devem atingir a comunidade no seu todo, porém há falta de acessibilidade, que pode ser a ausência de uma rampa na entrada e barras nos banheiros, torna inviável ou sem atrativo para parte da população que apresenta alguma deficiência.  

A cidadania está relacionada ao sentimento de pertencimento ao equipamento esportivo ou ao lugar, o que pode promover o intercâmbio e as interações existentes entre o ser humano e o ambiente (SILVA, SILVA, SAMPAIO; 2021, p. 347). No que tange ao fomento do acesso aos parques a política adotada corrobora com o reforço da função social da cidade como espaço de encontro (SILVA, SILVA, SAMPAIO; 2021, p. 345). Percebe-se que o Parque Estadual Sitio Fundão, mesmo com as limitações ou até pela falta de políticas públicas voltadas para acessibilidade, contribui para o bem-estar e pertencimento ao local com a utilização da cadeira de roda adaptada para trilha.  

Referências: 

PAIS, Filipe et al. Avaliação da acessibilidade aos parques urbanos de Coimbra para três modos de transporte. In: Proceedings do 8º Congresso Luso-Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS 2018). Cidades e Territórios-Desenvolvimento, atratividade e novos desafios. Universidade de Coimbra, Departamento de Engenharia Civil, FCTUC, 2018. 

SILVA, J. V. P. da; SILVA, D. S.; SAMPAIO, T. M. V. Políticas Públicas de Esporte em Parques e a Inclusão de Pessoas com Deficiência. LICERE – Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 339–358, 2018. DOI: 10.35699/1981-3171.2018.1944. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/1944. Acesso em: 16 abr. 2021. 

CEARÁ. Secretaria do Meio Ambiente. Parque Estadual Sítio Fundão. Disponível em:  

https://www.sema.ce.gov.br/gestao-de-ucs/parques/parque-estadual-sitio-fundao_/. Acesso em: 16 abr. 2021. 

Publicado em: 5 de julho de 2021