Para o primeiro semestre do ano de 2020 foram planejadas edições quinzenais para o projeto Speak Up, contabilizando um total de 10 encontros ao longo dos meses. Todas as atividades foram preparadas buscando atingir uma excelência na língua inglesa através do repasse de conhecimento por meio das 4 habilidades no processo de aprendizagem de uma nova língua: Speaking, Listening, Writting e Reading.

Inicialmente todas as etapas do projeto foram pensadas considerando a viabilidade de realização de momentos presenciais no ambiente da Universidade Federal do Cariri. Contudo, devido a pandemia da Covid-19 e das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), todas as ações tiveram que ser replanejadas para serem executadas de forma remota, levando assim, a uma ausência de tarefas da forma como foram programadas no início do ano para o primeiro semestre de 2020.

Nesse sentido, boa parte da primeira metade do ano passou a ser utilizado para replanejamento de todas as ações, tendo o primeiro encontro de forma remota apenas a partir de junho.

A equipe do projeto decidiu que, devido a obrigatoriedade de realização das atividades a distância, os encontros do Speak Up poderiam ser ofertados semanalmente, não mais quinzenalmente. Dessa forma, no primeiro mês de efetuação dos encontros a distância (junho) houve a promoção de 3 momentos, onde foi dado o início da leitura do livro The little Prince e aplicado testes por meio do google forms, que visavam trazer conteúdos gramaticais de uma forma prática. Ademais, buscando atingir a ludicidade proposta pelo projeto, em todos os encontros havia a aplicação de alguns jogos em plataformas disponibilizadas na internet, a exemplo dos jogos Gartic e Stopots.