Para o primeiro semestre do ano de 2019, foram planejadas dez edições do projeto Speak Up. A primeira edição ocorreu em março e teve como temática os pronomes. Foram realizadas algumas dinâmicas e atividades para tornar o conteúdo mais compreensível.

A segunda aula do semestre teve como tema os numerais e os artigos, é uma temática básica e importante para quem está no processo de aprendizagem do inglês.

A terceira e quarta aula foram respectivamente sobre Adjetivos e Preposições. São classes de palavras em que muitos estudantes têm dúvidas e o objetivo do projeto foi tornar o aprendizado desses conteúdos mais simples e dinâmicos.

No primeiro semestre de 2019 o projeto realizou duas atividades de listening, foram 2 filmes, Arrival (A Chegada) e Crazy Rich Asians (Asiáticos Podres de Rico). O intuito destas atividades era proporcionar um espaço onde os petianos estariam em contato com o inglês como é falado no dia a dia, percebendo as expressões utilizadas e o vocabulário.

Reconhecendo a importância da informalidade, sétima aula do Speak Up foi sobre o inglês informal e o inglês da internet. A proposta foi apresentar aos estudantes estruturas de frases e gírias que são utilizadas no dia a dia para que os petianos tenham familiaridade com este vocabulário informal.

A oitava e nona aula do semestre tiveram ênfase na gramática, estudando o conteúdo de Present, Past e Future Perfect. Um conteúdo importante para auxiliar na formação de frases e para compreender o inglês. As aulas tiveram a intenção de desmistificar este conteúdo e apresentá-lo de forma dinâmica.

A aula de encerramento do semestre sempre é planejada visando criar um momento dinâmico e de conclusão do ciclo de atividades do semestre. Neste primeiro semestre, esta aula foi realizada em julho e foi realizada uma gincana com atividades que incentivava os estudantes a praticar o inglês de forma lúdica.