Em seu primeiro semestre de execução, o Speak Up teve apenas cinco edições. A primeira edição contou com uma atividade de clima para “quebrar o gelo” entre os participantes e a língua inglesa, onde houve um jogo de marcações de post-its em objetos da área de trabalho. Os petianos foram divididos em quatro equipes e cada uma deveria marcar, corretamente em inglês, o máximo possível de objetos. Ao final houve a conferência do número de posts-its e a escrita das palavras pelos membros do projeto e então definir a equipe vencedora.

A segunda edição contou com a participação de um professor de inglês, que realizou uma aula envolvendo desde a gramática até a interação com o trabalho audiovisual das dinâmicas. Na terceira edição, a equipe do projeto também se utilizou de dinâmicas para treinar as quatro habilidades do inglês dos membros do PETADM-UFCA.

Na quarta edição foi levado o filme Pantera Negra, com o propósito de se estudar o listening de uma forma mais descontraída. Na quinta aula, a equipe empregou uma gincana também trabalhando os quatro pilares da língua inglesa. Em todas as edições, a equipe do projeto buscou produzir aulas dinâmicas, fugindo dos métodos padrões das aulas de inglês que, com o tempo, tornam-se maçantes e pouco efetivas.