Para o primeiro semestre do ano de 2021 foram planejadas edições internas quinzenais para o projeto Speak Up, contabilizando um total de 22 encontros de caráter interno no decorrer do ano, enquanto que para as edições externas o planejado foi que seriam executados 4 encontros, com frequência quadrimestral.
Ainda sob a influência da pandemia da Covid-19 e das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), todas as ações do Projeto foram delineadas considerando-se a modalidade remota de realização. No momento inicial foi realizado um teste de proficiência da língua inglesa que buscou diagnosticar o nivelamento dos petianos para o planejamento e organização das edições internas, construídos sempre buscando aprofundar os conhecimentos em inglês através de atividades dinâmicas que promovessem o desenvolvimento das quatro habilidades necessárias para alcançar a fluência do idioma: reading (leitura), speaking (fala), listening (escuta) e writing (escrita). Alguns dos conteúdos abordados durante os encontros internos do primeiro semestre foram: Nouns; Proper Nouns; Abstract Nouns; Collective Nouns, Prepositions e a utilização dos termos whenever; wherever; whoever; whichever; however.
Além disso, visando a manutenção da ludicidade intrínseca ao Projeto, durante a realização dos encontro internos houveram alguns momentos que uniam a recreação ao aprendizado, por meio da utilização de jogos online para a transmissão e/ou fixação dos conteúdo expostos nas edições, como Gartic, Kahoot e Stopots; e outros jogos desenvolvidos pela equipe do projeto como Questions and translation, True or False e “Who am I?”.
Ademais, a 1ª Edição Externa de 2021 do Projeto Speak Up foi realizada no dia 09 de abril, que foi um encontro virtual por meio da plataforma Google Meet, com o Professor Maurício Antônio dos Santos, formado em Letras – Português e Inglês pela URCA, Especialista no Ensino de Inglês, professor no programa Access E2C, parceria da Embaixada Americana com o grupo Mais Unidos; professor de Inglês efetivo da EEMTI Tiradentes e coordenador pedagógico da British and American (Unidade de Juazeiro do Norte), atuante há 10 anos como professor de Inglês e desenvolvedor projetos na área de STEM education, com cursos de Formação na USP e San Francisco State University na Califórnia. A seguinte temática foi abordada na edição: “Global Citizen: reflexões acerca do pensar global e agir local a partir do inglês como língua franca.”