O clube do Filme

A idéia do projeto nasceu da discussão do grupo sobre as formas de aprendizado e a motivação para aprender algo.

Para pautar essa discussão, houve a leitura, por parte dos membros, do livro “O Clube do Filme”. A partir dessa leitura e da percepção que o aprendizado pode acontecer de diversas formas, decidiu-se criar o projeto que leva o mesmo nome do livro.

A dinâmica da atividade vai se desenvolver dessa forma: os participantes (de qualquer Curso da UFCA) irão assistir semanalmente, todas as quintas-feiras, um filme e após a exibição, o grupo discute sobre os temas abordados, apresentando sua opinião e comentários gerais sobre a obra. Desse modo, todos poderão expor seus pontos de vista e o que sabe a respeito de cada aspecto, ensinado e aprendendo uns com os outros. Os filmes que serão vistos foram retirados da lista apresentada no livro de David Gilmour, também intitulado O Clube do Filme:

“O autor, diante da falência, da desorientação e da infelicidade do filho-problema, faz uma oferta fora dos padrões: o garoto poderia sair da escola – e ficar sem trabalhar e sem pagar aluguel – desde que assistisse semanalmente a três filmes escolhidos por ele, o pai. A aposta diferente resultou no Clube do Filme. Semana a semana, pai e filho viam e discutiam o melhor (e, ocasionalmente, o pior) do cinema”.

Esse projeto foi criado com o intuito de disseminar e enriquecer o conhecimento e as experiências de quem participa através do cinema e da discussão sobre os temas que cada filme aborda.