Os eventos são ocasiões onde petianos ou convidados apresentam temas específicos, suas características e aplicações. A maior parte delas é voltada para temas e ferramentas que visam auxiliar os participantes na prática da pesquisa e no trilhar da vida acadêmica.

Roda de conversa: Entendendo sobre Mestrado e Doutorado no exterior com a mestranda Katherine Cheng

A roda de conversa foi ministrado por  Katherine Rose Cheng, de São Francisco, mestranda da Universidade de Califórnia, Davis, do Departamento de Economia Agrícola e dos Recursos (Agricultural and Resource Economics Departmet), no dia 03 de abril de 2019. O evento teve como objetivo apresentar de forma dinâmica, os processos necessários para realização de um mestrado e doutorado no exterior, diante da perspectiva de uma mestranda. Além disso, foi realizado um momento onde a ministrante deu seu depoimento sobre suas experiências como pesquisador durante e depois da graduação, além da vivência de morar fora do seu país natal.

Minicurso: Elaboração e Desenvolvimento de Escalas de Mensuração

O minicurso Elaboração e desenvolvimento de escalas de mensuração ocorreu nos dias 9 e 16 de abril de 2019, ministrado pelo professor Roberto Ramos (Mestre em administração pela Universidade Estadual do Ceará).  O encontrou foi dividido em duas tardes, o minicurso tinha por objetivo apresentar conceitos de mensuração através de escalas e suas aplicações nos estudos da área de administração, como também apresentar a ferramenta SPSS – que se trata de uma poderosa ferramenta para gerir e utilizar os dados e pesquisas estatísticas. Aprendendo suas funcionalidades básicas voltadas ao desenvolvimento de escalas.

Roda de conversa sobre Caso para Ensino 

A roda de conversa foi ministrada pela professora e ex-tutora Halana Brandão (Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco) e atual co-tutor Ives Romero (Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia,  em conjunto com os ex-petianos Renan Pereira, Fernando Iarlley, Edivan Alexandre, Letícia Linhares e os atuais petianos Manoel Bastos e Rodrigo Pimentel. O evento ocorreu no mês de março de 2019. O encontro foi disponibilizado para todos os discentes do curso de administração da Universidade Federal do Cariri e tinha como objetivo apresentar as etapas de escrita do Caso para ensino. Os mediadores e os ex-alunos trouxeram muitos detalhes sobre a experiência vivenciada e os principais desafios encontrados ao decorrer das produções.

Capacitação: Mestrado, Doutorado e Processo de Avaliação de Trabalhos para o Congresso Latino-Americano de Varejo

A Capacitação Mestrado, Doutorado e Processo de Avaliação de Trabalhos para o Congresso Latino-Americano de Varejo foi realizada no dia 21 de Maio de 2019, ministrada pelo Prof. Dr. Mateus Ferreira (Doutor e mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo). Durante a tarde do evento foram esclarecidas dúvidas sobre os processos de avaliação, também foi discutido o desenvolvimento do estudo no cenário brasileiro. A capacitação tinha por objetivo apresentar a evolução da pesquisa em administração no Brasil, os principais programas stricto sensu e periódicos da área e o processo de avaliação de artigos para o CLAV.

Capacitação: Metodologia Científica: do conceito à aplicação

A proposta busca uma reflexão em torno da pesquisa acadêmica. Os aspectos abordados abrangem o conhecimento sobre o significado do que é entendido como científico, as etapas do método científico, a formulação da questão de pesquisa e seus diferentes níveis de dificuldade e as principais dificuldades de sua operacionalização, bem como discutir cada parte do trabalho acadêmico. Procurar-se-á um equilíbrio entre discussão de aspectos conceituais e práticos da pesquisa. As atividades visam capacitar os participantes na decisão acerca dos aspectos práticos da pesquisa e desenvolver nos alunos uma postura científica. Ocorreu nos dia 05 e 12 de setembro de 2019 e foi ministrada pelo professor Rodolfo Jakov, Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (fgv-Eaesp) com período de estágio no exterior (doutorado-sanduíche) na Esade Business School, Barcelona, Espanha.

Roda de Conversa: Valeu o boi! Sistema agregado de marketing do couro artesanal do cariri cearense

A Roda de Conversa foi ministrada pelo professor e ex-petiano Antonio Messias, graduado em Administração pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA – UFPB). O evento aconteceu no dia 04 de novembro de 2019  e teve como objetivo apresentar os resultados alcançados pelo ministrante na elaboração de sua dissertação do mestrado intitulada “Valeu o boi! Sistema agregado de marketing do couro artesanal do cariri cearense” bem como compartilhar suas experiências acadêmica.

Capacitação: Revisão Sistemática

“A revisão sistemática responde a uma pergunta claramente formulada utilizando métodos sistemáticos e explícitos para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas relevantes, e coletar e analisar dados de estudos incluídos na revisão.” (Clark, 2001). Ocorreu no dia 08 de outubro de 2019 e foi ministrada pela professora Doutora Jeniffer de Nadae, Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, Brasil(2016) e Docente Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Cariri.

Capacitação: Netnografia

A Capacitação Netnografia ocorreu no dia 03 de dezembro de 2019, ministrado pela ex-petiana Brena Silva, mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB) com ênfase em Marketing e Tecnologia. O objetivo desta capacitação é conceituar a Netnografia e aplicar questões éticas bem como o uso de metodologia.