Os eventos são ocasiões onde petianos ou convidados apresentam temas específicos, suas características e aplicações. A maior parte delas é voltada para temas e ferramentas que visam auxiliar os participantes na prática da pesquisa e no trilhar da vida acadêmica.

Roda de conversa com o ex-petiano Jailson Santana Carneiro

No dia 13 de abril de 2018 o  ex-aluno do Curso de Administração da UFCA e ex-petiano Jailson Santana Carneiro. Mestre em administração pela Universidade Federal da Paraíba UFPB, promoveu um momento enriquecedor apresentando e discutindo sobre sua dissertação de Mestrado intitulada: Consumo de filmes em cinema no Brasil: configurações e preferências do espectador. Também foi realizado um momento onde ministrante deu seu depoimento sobre suas experiências como pesquisador durante e depois da graduação.

Roda de conversa com Webert Jannsen Pires de Santana

No dia 27 de abril de 2018 o ex-aluno do Curso de Administração da UFCA Webert Jannsen Pires de Santana, Mestre em administração pela Universidade Getulio Vargas – FGV-SP proporcionou uma roda de conversa apresentando a metodologia utilizada na dissertação, os desafios enfrentados, bem como o seu trabalho de conclusão intitulado:  “Se isso vem de Juazeiro, é abençoado!”: attachment líquido e sólido em sistemas de circulação de objetos nos itinerários da romaria. Por fim, foi realizado um momento onde ministrante deu seu depoimento sobre suas experiências como pesquisador durante e depois da graduação.

Roda de conversa com Monalisa Serafim e Gabriel Gonçalves

A roda de conversa com os ex-petianos Monalisa Serafim e Gabriel Gonçalves ocorreu no mês de março de 2018. O encontro tinha como objetivo discutir sobre a importância, etapas e desafios de um  Mestrado e Doutorado. Os ex-alunos trouxeram muitos detalhes sobre suas vivências durante o processo seletivo, as principais dificuldades encontradas, os trabalhos realizados realizados durante a pós-graduação, além de fornecer dicas importância para os atuais alunos que desejam ingressar na carreira acadêmica. Ademais os ministrantes deram seus  depoimentos sobre suas experiências como pesquisadores durante e depois da graduação, além da experiência da ex-aluno Monalisa como docente da casa.

O curso Análise exploratória de dados 

O curso Análise exploratória de dados ocorreu nos dias 04, 11 e 18 de maio de 2018, ministrado pelo ex-petiano Jailson Santana Carneiro (Mestre em administração pela Universidade Federal da Paraíba). Os encontros tinham como objetivo fornecer aos participantes técnicas básicas de utilização do Software R, bem como a interpretação de seus dados. Facilitando as análises de trabalhos e produções acadêmicas.  O R é uma linguagem e ambiente para análise estatística que oferece uma grande variedade de análises de dados (modelagem linear e não-linear, testes estatísticos clássicos, análise de séries temporais, classificação, agrupamento, etc.) e técnicas gráficas extensíveis.

Capacitação: Mapeando o conhecimento científico com o VOSviewer

A Capacitação: Mapeando o conhecimento científico com o VOSviewer ocorreu no dia 10 de outubro de 2018 e foi ministrado pelo professor Sérgio Lima (Doutorando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará). A capacitação com recorde de público,  tinha como objetivo apresentar conceitos e aplicações de estudos bibliométricos, apresentando a ferramenta VOSviewer, oferecendo instruções básicas para sua utilização e interpretação de seus resultados.

Capacitação Heflo e Trello

A Capacitação Heflo e Trello ocorreu nos dias 9 e 13 de agosto de 2018. O encontrou foi dividido em duas tardes, cada uma dedicação a um sistema específico. O petiano Rodrigo pimentel, discente do 8º semestre, ministrou sobre o Heflo – plataforma virtual que permite a realização de forma fácil e intuitiva o momento de processo das organizações. A propagação do  conhecimento sobre o Trello – sistema virtual que auxilia no gerenciamento de tarefas organizacionais, ficou a cargo da petiana Fernanda Bastos, discentes do 6º semestre.  

Capacitação Processo Criativo

A Capacitação Processo Criativo foi realizada no dia 28 de outubro de 2018, ministrada pela Profa. Dra. Beatriz Gondim (Doutora em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco). A capacitação tinha como objetivo vivenciar práticas que auxiliam no desenvolvimento de habilidades criativas em nível individual e coletivo. Espera-se que os participantes identifiquem e reconheçam técnicas elementares para exercitar o desenvolvimento de habilidades criativas. 

Capacitação: Criando superapresentações: dicas de apresentações e PowerPoint

A Capacitação: Criando superapresentações: dicas de apresentações e PowerPoint aconteceu no dia 29 de novembro de 2018, ministrada Prof. Ítalo Taumaturgo (Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba). Nesta capacitação tivemos a oportunidade de aprender técnicas de como preparar uma apresentação de trabalhos, tratando tanto da parte comportamental, quanto de design de slides. O objetivo dessa capacitação era transmitir, com base nos conhecimentos de marketing e comunicação, o passo-o-passo para um apresentação de sucesso e como utilizar ferramentas simples para elaborar apresentações surpreendentes.