Os eventos são ocasiões onde petianos ou convidados apresentam temas específicos, suas características e aplicações. A maior parte delas é voltada para temas e ferramentas que visam auxiliar os participantes na prática da pesquisa e no trilhar da vida acadêmica.
Capacitação sobre o software Mendeley
A primeira capacitação do ano de 2017 foi ministrada no dia 7 de abril pela petiana Ana Késia e objetivou transmitir aos participantes conhecimentos sobre o Mendeley.
Esta capacitação buscou auxiliar os presentes no desenvolvimento de seus trabalhos, dada a contribuição que o software é capaz de oferecer aos pesquisadores.
O Mendeley é um software gratuito para ler, anotar, organizar, compartilhar e editar artigos científicos e gerenciar referências. Além do mais, favorece a interação entre pesquisadores, é útil para descobrir tendências de pesquisa e gerir seus artigos on-line.
Conversa em Grupo Sobre Gestão da Inovação
No dia 19 de maio recebemos o Professor Dr. Mário Sérgio Salerno, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP (Poli/USP), para uma aula sobre gestão da inovação. O mesmo é coordenador do Laboratório de Gestão da Inovação da instituição.
Quem também colaborou com o momento foi a Dra. em Engenharia de Produção pela Poli/USP e professora da Universidade Anhanguera Simone Freitas.
Capacitação Elaboração de Apresentações
Nos dias 30 de maio e 6 de junho ocorreu a capacitação de Elaboração de Apresentações, ministrada pelo professor Ítalo Taumaturgo.
Nesta capacitação tivemos a oportunidade de aprender técnicas de como preparar uma apresentação de trabalhos, tratando tanto da parte comportamental, quanto de design de slides. Além disso, recebemos dicas de como estruturar o material de forma mais adequada, bem como harmonização de cores e demais ferramentas que podem ser utilizadas para uma apresentação impactante.
Para fixar os conhecimentos, a capacitação encerrou-se com um momento onde os participantes elaboraram apresentações no estilo Shark tank.
Capacitação Periódicos em Administração
No dia 4 de julho ocorreu mais uma capacitação. Desta vez, com o tema Periódicos em Administração e ministrado pela professora e cotutora Rebeca Grangeiro.
Na mesma, foram apresentados os principais periódicos da área de Administração, as classificações dos mesmos e como funcionam as publicações.
Além disso, foram transmitidas noções de como efetuar pesquisas nos periódicos, dicas sobre o tempo médio de análise de trabalhos submetidos aos principais periódicos e como funciona o sistema de pontuação.
Nesta a tividade foi possível dirimir muitas dúvidas dos participantes e aproximá-los à prática de submissão de trabalhos a periódicos.
Capacitação Metodologia Quantitativa
No dia 10 de setembro o professor Elias Pereira ministrou a capacitação sobre metodologia quantitativa.
Uma metodologia quantitativa é um método de pesquisa social, que utiliza técnicas estatísticas para a recolha e análise de dados. Este tipo de investigação baseia-se em técnicas de recolha, apresentação e análise de dados que permitem a sua quantificação e o tratamento através de métodos estatísticos. Os objetivos da investigação quantitativa consistem em encontrar relações entre variáveis, fazer descrições recorrendo ao tratamento estatístico dos dados recolhidos, testar teorias e tirar conclusões.
Na ocasião, foi possível conhecer mais sobre a abordagem quantitativa e suas ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de pesquisas que utilizam essa abordagem.
Capacitação Metodologia Etnográfica
Esta capacitação foi realizada nos dias 28 e 29 de setembro e foi ministrada pelo petiano Edivan Ferreira. Esta metodologia é um instrumento de obtenção de dados qualitativos e se baseia em uma pesquisa de campo em que o pesquisador é conduzido a realizar a pesquisa in loco, podendo assim, vivenciar experiencias importantes para o desenvolvimento de seu trabalho.
Este momento proporcionou aos petianos a possibilidade de conhecer um pouco sobre mais uma metodologia, sendo que esta cada vez mais se encontra presente na área de atuação de um administrador, pois o mesmo pode desenvolver pesquisas para obtenção de novos produtos ou visando melhorias no ambiente de trabalho.
Capacitação Fotografia
A capacitação fotógrafos de primeira viagem ocorreu nos dias 3 e 5 de outubro, ministrada pela blogueira e discente do curso de Administração Sabrina Suellen. Neste momento, foram transmitidas noções básicas de fotografia, equipamento fotográfico e composição fotográfica, mostrando que qualquer um, mesmo que não tenha complexos equipamentos, pode fazer fotografias espetaculares. Também colocamos tudo que aprendemos na prática fotografando detalhes pela Universidade.
Capacitação Elaboração de Artigos Científicos
Nos dias 16 e 17 de outubro, ministrada pela professora Rebeca Grangeiro, com apoio dos petianos Leticia Saraiva, Lucas Emmanuel e Manoel Bastos, a capacitação buscou introduzir os presentes à técica de elaboração de artigos científicos. Foi possível entender como funcionava a estrutura de um artigo, as suas etapas de construção, bem como obter dicas de como melhor desenvolver essas etapas e conhecer previamente os principais erros cometidos.
Capacitação Grupos Focais
A capacitação sobre Grupos Focais ocorreu no dia 13 de novembro e foi ministrada pelos petianos Rodrigo Pimentel e Iarlley Lopes. Essa técnica é uma forma de entrevistas com grupos, baseada na comunicação e na interação. Seu principal objetivo é reunir informações detalhadas sobre um tópico específico a partir de um grupo de participantes selecionados. Na mesma, aprendemos como funcionam os grupos focais, e como essa técnica é utilizada em textos científicos, vivenciando o exemplo de um grupo focal usado para TCC.
Capacitação Questionário
No dia 21 de novembro de 2017 foi realizada a capacitação com o tema questionário. A mesma foi ministrada pelos petianos Luan e João Victor. Neste momento os participantes puderam conhecer a importância do questionário como ferramenta de pesquisa e como construir um bom questionário. Ainda houve a exemplificação de questionamentos que devem e não devem ser utilizados, o que instigou o grupo ao debate, de acordo com o aprendizado oferecido na atividade.
Capacitação Entrevista
A capacitação sobre Entrevista ocorreu no dia 22 de novembro, a mesma foi ministrada pela então petiana Tatianne Freire. Através desta capacitação foi apresentado como deve ocorrer a estruturação de uma entrevista, ferramenta importante no desenvolvimento de pesquisas. Foi exposto os tipos de entrevistas, e foram dados alguns exemplos para estimular discussões e fazer com que todas as dúvidas fossem sanadas.
Capacitação Currículo Lattes
O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País.
Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.
Assim, a discente do curso de Biblioteconomia da UFCA, Maria Paloma, promoveu um momento de ensino e estímulo À utilização da plataforma.
A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações.
Para saber mais: http://lattes.cnpq.br/web/plataforma-lattes/o-que-e
Encontro Pós-Graduação em Administração
No dia 8 de dezembro foi realizado o encontro Pós-Graduação em Administração com o Prof. Mateus Ferreira. Ex-membro do PETADM-UFCA, mestre e doutor em Administração pela FGV e também professor da UFCA.
No encontro foi possível discutir assuntos voltados para o campo da pesquisa em Administração, como as temáticas discutidas: evolução da pesquisa no cenário brasileiro, pós-graduações stricto sensu e lato sensu, classificação de periódicos, principais periódicos brasileiros, avaliação de currículo Lattes e como enriquecer o Lattes. Também foi realizando um momento onde o Prof. Mateus deu seu depoimento sobre suas experiências como pesquisador durante e depois da graduação e sua vivência como docente.