O PETADM-UFCA realização a V edição do Projeto Missões PET em Salvador – BA 

A V edição do projeto Missões PET, foi promovido pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Administração – PETADM-UFCA, com o apoio da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Envolveu 21 participantes, dentre estudantes do curso de Administração que se encontram divididos em projetos realizados pelos núcleos do curso o PETADM-UFCA, e bolsistas de iniciação científica da UFCA, contando também com a presença de dois docentes do curso de Administração, Rebeca Grangeiro, que também é tutora do PETADM-UFCA, e o professor Ives Romero, cotutor do programa.

A viagem foi realizada durante os dias 04 e 10 de agosto de 2019, para Região Metropolitana de Salvador-BA. Foram visitadas sete organizações privadas, um momento de interação com a Universidade Federal da Bahia – UFBA, além das visitas a diversos destinos culturais durante os dias de permanência na região.

Com a realização do projeto pudemos identificar e abranger a nossa área de conhecimentos, assim como, vislumbrar diferentes oportunidades que o curso de Administração pode nos proporcionar. Além do networking que fizemos durante a viagem com os gestores das organizações, foi possível apresentar os nossos conhecimentos por meio de debates desenvolvidos entre os discentes e os gestores das organizações visitadas. Foram elas: 

Topos Informática

A empresa Topos Informática tem como objetivo oferecer serviços e soluções inovadoras de tecnologia da informação e comunicação, alinhados às necessidades de negócio do cliente interno e do cliente externo. A partir dessa visita, pode-se compreender melhor o funcionamento de uma empresa de tecnologia. Observando o dia a dia dos profissionais, bem como também a parte da estrutura física da empresa.

HUB Salvador

A HUB Salvador é uma startup que conecta empresas e empreendedores, gerando negócios e networking com a comunidade através da mudança de mindset, colaboração, diversidade e conexão com o futuro digital. A empresa integrou a equipe no ambiente apresentando.

Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia do estado da Bahia constituída em 28 de março de 1960 para alavancar o crescimento econômico da Bahia. No início, era uma empresa estatal, depois passou a ser privada de capital externo e interno em 31 de julho de 1997. Atualmente é Controlada pelo grupo espanhol Iberdrola.

Odebrecht

É um conglomerado empresarial brasileiro de capital fechado que atua em diversas partes do mundo nas áreas de construção e engenharia, química e petroquímica, energia, entre outros. Visitar esta é empresa foi de suma importância para os participantes, visto que pode-se perceber que uma boa gestão e persistência pode ampliar, consideravelmente, a empresa.

Cubos

A Cubos é uma empresa de tecnologia voltada para a criação de serviços digitais, como linguagens específicas para IOS e Android e plataformas para web. Esta empresa foi capaz de mostrar o que está acontecendo, de fato, no mercado tecnológico.

Virtualize Soluções

A Virtualize é uma empresa baiana de desenvolvimento de software sobre medida com 10 anos de mercado, pode criar soluções com foco na experiência do usuário. Além disso, a Virtualize foi capaz de nos mostrar que projetos feito na Universidade, pode sim ir para frente e virar um grande negócio.

Sanar

A empresa Sanar é uma editora comprometida em ajudar o estudante da área de saúde a atingir todos os seus objetivos profissionais e acadêmicos, com isso é concebido um livro para cada um desses objetivos. A Startup Sanar consegue demonstrar que há como inovar em qualquer âmbito do mercado.

Universidade Federal da Bahia – UFBA

A visita na UFBA teve por objetivo realizar uma palestra seguida de debate sobre como projetos estudantis podem contribuir para a preservação do patrimônio cultural da sociedade que está inserida. O evento foi enriquecedor para ambos, sendo apresentado o PETADM-UFCA e o projeto Andanças Culturais como foco da apresentação, demonstrando a importância de suas atividades como forma de compreender parte da cadeira de Estudos Antropológicos, ministrada pela professora Ariádne Scalfoni, professora de administração da UFBA.

Dentre os pontos culturais visitados, se destacam: 

Mercado Modelo

O mercado modelo é um espaço de animação artística e cultural. No mercado hoje, é possível comprar uma extensa variedade de artigos artesanais. Encontram-se também pedras semipreciosas, xilogravuras e pinturas primitivas, bebidas típicas e entre outros. 

Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda é um símbolo da cidade de dois andares chamada de Salvador, um dos mais conhecidos cartões postais da Bahia. Foi o primeiro elevador no mundo a servir de transporte público e o mais alto desse tipo. Liga a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta, à Praça Cayru, no bairro do Comércio. Possui duas torres, quatro cabines e 73,5 metros de altura.

Praça do Município

É uma praça localizada no Comércio, na Cidade Baixa em Salvador, no estado da Bahia. Nela se encontra o Mercado Modelo, o Monumento à Cidade de Salvador e a estação inferior do Elevador Lacerda, como também o Terminal Náutico da Bahia, beirando a Baía de Todos os Santos e o Forte de São Marcelo mais ao fundo. 

Pelourinho

O Pelourinho é história, inspiração e efervescência cultural. É um dos principais cartões-postais de Salvador. O Pelourinho é um capítulo à parte na visita a Salvador, o local reúne restaurantes com o melhor sabor da culinária baiana, artesanato, arquitetura barroca, religião, centros culturais e o legítimo batuque do Olodum. O Pelourinho também é fonte de inspiração e palco para artistas brasileiros e estrangeiros – como Caetano Veloso e Paul Simon; até mesmo Michael Jackson já gravou cenas de um clipe ali.  

Casa do Rio Vermelho

Casa do Rio Vermelho ou Casa de Jorge Amado é como ficou conhecida a residência onde viveu o casal de escritores baianos Jorge Amado e Zélia Gattai, no bairro do Rio Vermelho, Rua Alagoinhas, em Salvador, na Bahia. O memorial Casa do Rio Vermelho, tem objetos e lembranças da vida dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai.

Farol da Barra

O Farol de Santo Antônio, mais conhecido como Farol da Barra é considerado o mais antigo farol da América, a obra é um marco turístico e histórico da Bahia. Ele faz parte do conjunto arquitetônico do complexo militar do Forte de Santo Antônio da Barra, que abriga também o Museu Náutico.

Igreja e Convento de São Francisco

A Igreja e Convento de São Francisco são importantes edificações históricas da cidade de Salvador, na Bahia, Brasil. Centenas de quilos de ouro enchem de brilho os altares da igreja mais rica do país. Considerado um dos mais extraordinários monumentos do barroco mundial, o templo de São Francisco, erguido em 1723, tem ainda balaustradas em jacarandá negro, pinturas ilusionistas e uma bela imagem de São Pedro de Alcântara. O convento, que faz parte do complexo, tem o pátio interno com paredes revestidas de azulejos portugueses que reproduzem o nascimento de São Francisco e sua renúncia aos bens materiais.