No dia 28 de Maio de 2019, o PETADM-UFCA (Programa de Educação Tutorial do Curso de Administração) esteve na cidade de Fortaleza, por um motivo muito especial. Nesse dia ocorreu uma edição especial do Projeto Missões PET, na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará. Na ocasião os participantes puderam conhecer a parte administrativa de organizações.

Esta edição do Projeto contou com a participação de 3 professores e 15 estudantes do curso de administração da UFCA. Entre os estudantes, estiveram presentes 12 petianos e 3 membros do Locomotive Futsal, time do Curso de Administração de UFCA. Além disso, foram visitadas empresas destacadas nos seus segmentos: o Instituto Banco Palmas e o Fortaleza Esporte Clube.

Instituto Banco Palmas

Sobre o Instituto Banco Palmas, ele é um banco comunitário localizado na cidade de Fortaleza. Um Banco Comunitário funciona de forma semelhante a um banco convencional, porém seus serviços financeiros são solidários, em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais, tendo por base os princípios da Economia Solidária. Seu objetivo é promover o desenvolvimento de territórios de baixa renda, através do fomento à criação de redes locais de produção e consumo. Baseia-se no apoio às iniciativas da economia popular e solidária em seus diversos âmbitos, como: de pequenos empreendimentos produtivos, de prestação de serviços, de apoio à comercialização e o vasto campo das pequenas economias populares. Falando sobre a visita, ela foi muito interessante para conhecermos a estrutura do banco e suas iniciativas, como projetos voltados para mulheres e incentivo ao empreendedorismo à comunidade local.

Fortaleza Esporte Clube

O Fortaleza Esporte Clube é um clube de futebol sediado na cidade de Fortaleza, com fundação em 1918, por Alcides Santos. A equipe possui muita tradição, com títulos e estrutura a nível cearense, bem como nos últimos vem se destacando por sua organização administrativa e seu marketing. O time recentemente foi campeão do Campeonato Cearense no ano de 2019, Campeonato Brasileiro Série B 2018 e Copa do Nordeste 2019. Além disso, na visita realizada foram destacados a estrutura e a administração do Clube, principalmente o setor de Marketing, onde foi destacada a criatividade do time em postagens e a força do time em publicidade e engajamento da sua torcida, que dão ao time receitas elevadas com patrocínios e sua torcida. Também foi citado a presença do ex jogador Rogério Ceni no comando técnico da equipe elevou o patamar do time e gerou maior público para o time. No mais, foi possível com a visita conhecer a organização administrativa do time, como os seus departamentos (presidência, administração, esportes amadores e olímpicos, futebol, marketing, finanças, comercial, entre outras), bem como o funcionamento do CT (Centro de Treinamento) do clube, localizado no Pici.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura