Entre os dias 20 e 24 de agosto, o Programa de Educação Tutorial do curso de Administração – PETADM realizou a 4º edição do projeto Missões PET, na cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba. O projeto que tem como objetivo promover experiências práticas aos estudantes do curso de administração em organizações, possibilitando o contato com as melhores práticas de gestão in loco. 

O projeto consiste em realizar uma série de visitas técnicas durante uma semana em uma região mais desenvolvida, buscando promover experiência através de visitas técnicas, proporcionando um vínculo dos conhecimentos práticos ao contexto acadêmico, assim como aumentando a rede de contato entre os discentes e profissionais de diversas regiões.

Neste ano o projeto contou com a participação de 3 professores e 23 estudantes. Entre eles estão discentes do curso, petianos, bolsistas PIBIC, PID, além, da atuação de 3 alunos do PETADM da Universidade Federal do Ceará – UFC, de Fortaleza, através da parceria realizada entre as duas instituições. Durante esta semana foram visitadas um total de 13 organizações, sendo elas 7 privadas, 1 pública e 4 espaços destinados a cultura, ciência, tecnologia, arte e história local. 

TOTVS

A TOTVS é uma empresa brasileira de tecnologia, especialista no desenvolvimento de soluções de negócios para players de todos os portes e está entre as maiores desenvolvedoras de sistemas de gestão integrada do mundo.

Com a realização dessa visita, pode-se compreender o quão importante é a tecnologia hoje. Além disso, os recursos financeiros investido em softwares mostrou que é precisa uma boa gestão para que não houvesse problema na organização. Desta forma, a TOTVS conseguiu ampliar o conhecimento dos participantes em relação ao mundo da solução dos impasses tecnológicos.

SIN COMUNICAÇÃO

Uma agência que está em constante movimento, que renovou várias empresas na região de João Pessoa e foca, sobretudo, na construção de grandes marcas. O mais impressionante na Sin Comunicação, é a relação harmoniosa da equipe, todos se tratam da mesma maneira; por mais que haja um grupo hierárquico na empresa, percebe-se que isto não é motivo para os funcionários se tratarem igualmente. Além disso, a empresa possui estratégias que buscam atrair e melhor a credibilidade dos cliente, tendo em vista que a Sin colocou escritório em João Pessoa, em Maceió e em Brasília, tais implantações destes escritórios foi um meio estratégico já supracitado.

LEMIC

O Laboratório de Estudos em Marketing, Interesse Social e Consumo – LEMIC

– de João Pessoa, em outras palavras, é um laboratório de pós-graduação de João Pessoa. Houve um minicurso ministrado por uma representante da LEMIC, sobre o marketing e a os serviços – terceiro setor da economia brasileira. Destarte, o prazer de conhecer outra instituição ajudou, para as pessoas que desejam a carreira acadêmica, a decidir em qual universidade estudar e qual linha de estudo seguir.

ELIZABETH

Elizabeth um dos principais produtores de porcelanato do Brasil. Houve uma visita para uma das indústrias de João Pessoa. O mais impressionante da visita, foi o grande espaço para a produção de cerâmicas (a indústria visitada era voltada somente para a produção de cerâmica), é preciso ter muito cuidado, pois, há processos em que a cerâmica deve passar por fornos com 500°C ou mais. Por mais que a visita na indústria seja mais voltada para a Engenharia de Produção, pode-se perceber o número de funcionários existentes, o que pode-se entender que há uma grande área voltada para a Administração. Ademais, sabe-se que toda indústria precisa de uma gestão – financeira, da produção, de serviços, etc – e, consequentemente, de um administrador. Portanto, a visita ajudou a compreender não só a área de produção das cerâmicas, mas também, mostrou o quão importante é um administrador em uma indústria como a Elizabeth.

SUPERLIGA 66

A Superliga 66 é uma agência de publicidade e propaganda focada em criar soluções de comunicação que causam impacto sobre marcas e pessoas. Com sedes em João Pessoa/Paraíba e Recife/Pernambuco e atuação em todo o Nordeste, é uma agência que se envolve com o marketing do cliente e usa ferramentas culturais, associadas aos hábitos do consumidor, para atingir metas estabelecidas pelos mesmos. O mais interessante desta visita, foi o modo de trabalhar que os funcionários têm; todo o planejamento é bem organizado, eles fazem um processo de “roteiramento” com cada cliente para satisfazê-los e, também, para receber boas críticas como feedback.

GUARDE BEM

A GuardeBem é uma empresa pioneira por oferecer uma solução inovadora de auto-armazenagem para pessoas e empresas que precisam de espaço para guardar volumes (documentos e objetos diversos). Essa atividade, chamada internacionalmente de Self-Storage não havia no mercado brasileiro, mas, segundo a diretora da Guarde Bem, Cristina Heimm, a empresa foi pioneira nesse ramo. Além disso, existe um modelo de negócio único no Brasil, que vai além do self-storage, agregando também as soluções de Escritórios Virtuais e Escritório Compartilhado (Coworking).

Desta forma, nota-se que pessoas como Cristina, mostram a necessidade de assimilar não só o que acontece no Brasil, mas também fora dele. Logo, a dica fulcral repassada pela Guarde Bem foi que, em um mercado competitivo, vale muito a pena inovar.

EPASA

Nesta visita houve três seções; a primeira foi uma introdução de como surgiu a EPASA e como foi construída e todos tiveram a seguinte informação: as Centrais Elétricas da Paraíba S.A. – EPASA foi constituída para construir e explorar duas UTEs (Termoparaíba e Termonordeste), vencedoras de leilão ANEEL de julho de 2007. As obras foram iniciadas em outubro de 2009 e concluídas em dezembro de 2010. As principais características da obra, considerada a maior termoelétrica por motores movidos à óleo combustível do mundo naquela época, hoje ocupa a terceira colocada em potência instalada. Na segunda seção, houve uma visita ao redor da termoelétrica e na central de controle, onde, pelo nome, já se sabe que é onde controla toda a produção e distribuição de energia.

CLUBJOB

A ClubJob é uma empresa focada totalmente em um ramo novo no Brasil, denominado coworking (se traduz como trabalho em grupo ou trabalho coletivo). Este ramo, por ser novo nacionalmente, ainda há muitos aspectos para descobrir.

O que impressionou a equipe foi o ambiente, com vários retratos e jogos que acabam estimulando a criação de uma pessoa que trabalhe no local.

No que concerne ao o que a ClubJob oferece, é um serviço de “aluguel” do local para profissionais de diversas áreas para que estes possam trabalhar à vontade. Logo, todos poderão trabalhar em seus próprios negócios e também podem trocar informações com pessoas de diferentes áreas de conhecimento, aumentando, assim, a capacidade de desenvolvimento dos clientes da empresa ClubJob.VISITAS CULTURAIS

FEIRINHA DE TAMBAÚ E MERCADO DE ARTESANATO PARAIBANO

A visita à feirinha foi bem interessante porque mostrou a tradição cultural da região. Por mais que Paraíba e Ceará sejam da mesma região, Nordeste, pode-se perceber que, em João Pessoa, até o jeito de se falar é diferente. Além disso, as comidas, também, há uma diferença. Destarte, o principal motivo para tal visita foi com o objetivo de querer conhecer melhor a cultura da região.

ESTAÇÃO CABO BRANCO

A visita ao Cabo Branco nos ajudou a entender um pouco melhor sobre a histório da Paraíba. Em contrapartida, havia uma área que estava interditada devido às reformas que estavam sendo realizadas. Portanto, a equipe foi para o Farol Cabo Branco (imagem à direita) para apreciar a beleza natural que este lugar tem.

Por fim, todos conheceram o Farol, mas percebeu-se que deveria haver algum profissional que pudesse informar sobre a história do Farol para os visitante, portanto, houve tal carência, porém, não prejudicou, de fato, a visita.

PARQUE ZOOBOTÂNICO

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara é um jardim zoobotânico localizado em João Pessoa, Paraíba. Por mais que o parque esteja em reforma, foi possível a entrada para poder olhar o animais do local. Infelizmente, percebia-se que os animais estavam com um aspecto triste, uma vez que, naquele pequeno local, não havia muito o que fazer. Desta forma, os animais estavam entediados, porém, agoniados – andavam, pulavam, voavam, rugiam. Em contrapartida, foi interessante ver um animal silvestre de perto, porém, os animais mostraram que ali não eram seus lugares.