O projeto foi promovido pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Administração – PETADM-UFCA, em parceria com a Premium Consultoria Jr. e com o apoio da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Envolveu 24 participantes, dentre estudantes do curso de Administração que se encontram divididos em projetos realizados pelos núcleos do curso, como a Empresa Júnior, o PETADM-UFCA, e bolsistas de iniciação científica da UFCA, contando também com a presença de dois docentes do curso de Administração, Halana Brandão, que também é tutora do PETADM-UFCA, e o professor Ítalo Taumaturgo.

Com a realização do projeto pudemos identificar e abranger a nossa área de conhecimentos, assim como, vislumbrar diferentes oportunidades que o curso de Administração pode nos proporcionar. Além do networking que fizemos durante a viagem com os gestores das organizações, foi possível apresentar os nossos conhecimentos por meio de debates desenvolvidos entre os discentes e os gestores das organizações visitadas.

A viagem foi realizada durante os dias 21 e 25 de agosto de 2017, na Região Metropolitana de Recife-PE, visitando  oito organizações e destinos culturais e científicos durante os quatro dias de permanência na região.

Ampla Comunicação

A Ampla Comunicação é uma agência de publicidade com sede no Recife e filial no Espírito Santo. Deve ser explorado as áreas de marketing que a mesma atua focando no desenvolvimento de promoções, motivação, criação de propagandas, comunicação. Com a realização desta visita podemos compreender melhor o funcionamento de uma empresa de comunicação digital. Assimilamos as etapas de criação e divulgação de um serviço ou produto, bem como podemos conhecer parte da estrutura física da Ampla. Conhecemos a cultura organizacional da empresa, como cada setor se divide para proporcionar o melhor serviço para os seus clientes.

In Loco Media

A In Loco Media é uma startup do ramo da tecnologia de localização indoor (localizar objetos situados dentro de edificações) que encontra-se em um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, o Porto Digital. Através da tecnologia indoor, a mesma é capaz de entregar anúncios mobile em locais específicos com uma precisão que varia entre um e três metros. Suas ações vão desde o planejamento das ações de marketing até o cuidado com a privacidade do cliente nos meios de comunicação em geral.

No ato da visita foi possível compreender o processo de gestão de marketing publicitário e um pouco das ações promocionais de venda de serviços, planejamentos, campanhas e eventos. Além do processo produtivo, podemos conhecer também o histórico da empresa desde sua ideia inicial, até a sua consolidação como o maior inventário mobile do Brasil, dotando de 35 milhões de usuários e 2 bilhões de requisições de anúncios. Isso permitiu aos participantes do projeto vislumbrar todas as vertentes do ramo publicitário, funções e desafios.

Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – CESAR

O CESAR é um centro privado de inovação que cria produtos, serviços e negócios com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Através de uma palestra seguida por uma visita técnica nas imediações do CESAR, professores e estudantes do curso de Administração tiveram a oportunidade de conhecer melhor o ambiente organizacional. Dessa forma, tivemos a oportunidade de conhecer uma nova concepção das novas soluções na cadeia de inovação em Tecnologias da Informação e Comunicação. O CESAR também detém vasta expertise na gestão e execução de projetos sob demanda de tecnologia da informação e comunicação, atendendo todo o ciclo de desenvolvimento de software para sistemas de alta complexidade.

ACE Consultoria

A empresa júnior do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA da Universidade Federal do Pernambuco, é uma das primeiras empresas juniores que abrange mais de um curso do centro, os cursos de Administração, contabilidade e economia. Na oportunidade tivemos um intercâmbio entre os membros, contando um pouco sobre a sua história e o seu funcionamento, e os participantes da empresa júnior expuseram um pouco sobre sua trajetória e como foi o processo de evolução para ser uma empresa de reconhecimento nacional entre as empresas juniores do país. Relataram também sobre o seu orçamento e como era o retorno deste para os membros da ACE, que recebem uma quantia apenas para auxílio com gastos de mobilidade e alimentação durante as horas que são gastas com o desenvolvimento dos projetos.

Espaço Ciência

O Espaço Ciência é um Museu Interativo de Ciência, considerado o maior museu a céu aberto da América Latina. O mesmo é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, combina exposições montadas em ambientes fechados e experimentos interativos a céu aberto. Todo o passeio é baseado em trilhas ecológicas, que possui planetário, auditório, anfiteatro, hall de exposições e centro educacional, além de um manguezal de rara beleza.

O espaço é um ambiente com interesse científico, o qual contempla, estuda e promove o património científico da humanidade. Essa visita nos proporcionou um momento descontraído, cheio de experiências e descobertas em diversas áreas como física, história, química, astronomia, biologia, ecologia. Esse contato desperta o interesse em nós estudantes e nos mostra uma oportunidade de conhecermos, relacionarmos e de pesquisarmos conteúdos além do padrão vigente.

Recife Antigo/Paço do Frevo

O grupo Missões PET escolheu como uma de suas visitas o Recife Antigo; considerado o bairro mais antigo da cidade de Recife e um dos principais pólos de lazer e cultura da capital do estado de Pernambuco. O local conta com vários prédios históricos, uma intensa programação cultural, diversos bares e restaurantes, lá também estão localizadas as ruas de paralelepípedos e pedras portuguesas, que reúnem a memória da breve invasão holandesa.

Algumas das atrações do bairro são a praça rio branco o marco zero da cidade, e o porto de Recife, além dos imóveis do século passado. Há, ainda, a Alfândega, a Torre Malakoff, a Sinagoga Kahal Zur Israel (mais antiga das Américas), o Forte do Brum e a Antiga Bolsa de Valores de Pernambuco e Paraíba (Centro Cultural da Caixa). A visita nos oferece uma verdadeira viagem ao tempo, rica em detalhes e fatos que marcam a história local e nacional.

Neste mesmo dia a equipe realizou uma visita guiada ao espaço do frevo, local dedicado a pesquisa, difusão, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo, visando propagar sua prática para as futuras gerações. Essa visita nos permitiu um contato e nos mostrou a importância do frevo, lá encontramos, exposições de documento, objetos, vestimentas, informações referente a história do frevo, a sua música, a sua dança, sua formação, sua transmissão e sua importância como tradição e cultural local.

Instituto Ricardo Brennand

O museu é um espaço rico em detalhes e beleza, uma combinação perfeita entre arte, história, arquitetura e natureza. Foi fundado em 2002 pelo empresário e colecionador Ricardo Brennand, o museu é considerado um dos melhores e mais completos museus do Brasil, sendo uma instituição cultural composta pelo Museu Castelo São João, Pinacoteca, Galeria e a Capela Nossa Senhora das Graças, circundados por um vasto parque. O instituto ainda abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo. Todas as pinturas, esculturas, objetos, vestimentas, armas e utensílios expostos no museu proporcionou a todos os participantes do projeto um momento de muita aprendizagem e contato com a arte, a cultura e a história. Com a realização desta visita podemos compreender melhor a história do nosso país e os impactos da invasão Holandesa para Recife e para o Brasil.

Porto Social

Consiste em uma incubadora e aceleradora social, na ocasião tivemos a oportunidade de conhecer a estrutura física da organização, assim como o desenvolvimento de alguns dos seus projetos incubados. Estes recebem consultoria para que possam aprimorar seus processos e adquirir experiência por meio da vivência prática de mercado e com o ambiente que proporciona um networking maior, pois a estrutura física é um espaço de coworking onde todas as empresas dividem um mesmo espaço. Através do Porto Social, os participantes tiveram acesso a organizações que têm como foco as causas sociais, podendo assim aprender melhor sobre como funciona a gestão social. Com isso alguns dos participantes do projeto puderam ainda mais aflorar o seu gosto pela gestão social e procuraram pesquisar mais sobre a área.