O projeto missões 2016 é promovido pelo PETADM-UFCA, com o apoio da UFCA. Essa edição do projeto foi realizada entre os dias 20 e 26 de novembro de 2016, na Região Metropolitana de Natal-RN, com a presença de estudantes de diversos núcleos pertencentes ao curso.

Incubadora Inova Metrópole/IMD/UFRN 

A Inova Metrópole é a incubadora de empresas de Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital. Tem a missão de incentivar e promover o empreendedorismo e a inovação dessa área, através da interação entre universidade, governo, empresa e sociedade em geral.

Com a realização desta visita podemos compreender melhor o funcionamento de uma incubadora de negócios que envolve Tecnologia de Informação. Assimilamos também as etapas de pré-incubação e incubação, bem como podemos conhecer parte da estrutura física do IMD. Conhecemos também duas empresas incubadas, sendo elas a Go Delivery e a Aresta 3D, a primeira trabalha com a criação de sites mais dinâmicos e atrativos para restaurantes e a segunda trabalha com a criação de objetos produzidos em impressoras 3D.

10 Sports

A 10 Sports é uma agência de marketing e entretenimento especializada na área esportiva. Suas ações vão desde o planejamento das ações de marketing até o cuidado com a imagem do cliente nos meios de comunicação em geral. O seu portfólio de clientes é dotado de empresas, clubes, eventos, atletas e entidades.

Com a realização do intercâmbio foi possível compreender o processo de gestão de marketing e ações promocionais de venda no esporte, planejamento e desenvolvimento de estratégias, campanhas e eventos. Além do processo produtivo, podemos conhecer também o histórico da empresa, desde sua ideia inicial até a realização de seus maiores feitos, como os serviços de desenvolvimento de ações de marketing e design para a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF). Isso permitiu aos participantes do projeto vislumbrar todas as vertentes do ramo publicitário, funções e desafios.

ADM Consult

 A ADM Consult é a empresa júnior do curso  de Administração da UFRN, onde os alunos da Administração podem colocar em prática seus conhecimentos adquiridos durante todo curso em consultorias realizadas para empresas de diversos setores na cidade de Natal.

Com a realização da visita na ADM Consult, podemos trocar experiências e vivências entre as empresas Juniores das duas instituições, relatando seus maiores sucessos e dificuldades enfrentadas. Assim, podemos fazer um benchmark entre as organizações e assim fortalecer a Empresa Júnior – Premium, oriunda da UFCA.

Incubadora Oasis/UFRN

A OASIS – Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias – é uma incubadora de empreendimentos populares solidários, econômicos e sociais, que contempla atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão. Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em seus diversos cursos podem estar atuando em projetos solidários desenvolvidos pela OASIS.

Com o convite realizado surgiu a oportunidade do Prof. Dr. Jeová Torres Silva Junior, tutor do PETADM-UFCA, apresentar seus trabalhos desenvolvidos na área de economia solidária, com o tema Gestão Social nas Finanças Solidárias: Reflexões sobre a Avaliação da Utilidade Social dos Bancos Comunitários de Desenvolvimento no Brasil. O espaço abriu oportunidade para dividirmos conceitos sobre o tema abordado, como debatermos o tema de perspectivas diferentes.

Universidade Potiguar

A UnP é uma instituição pluridisciplinar formadora de quadros profissionais de nível superior, promotora da pesquisa e da extensão, sob a forma de uma comunidade inspirada nas liberdades fundamentais. Trata-se de uma universidade que tem firme compromisso com a cidadania, consubstanciada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. E esse compromisso direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece.

E foi justamente nessa diversidade de projetos que o PETADM-UFCA  foi contemplado com uma vasta riqueza de ideias e conhecimentos, repassados pelo coordenador do Empreende UnP, Marcelo Bandiera. O Empreende é um Centro de Empreendedorismo dentro da Universidade Potiguar que visa estimular a capacidade empreendedora dos seus alunos e egressos, fornecendo ferramentas, experiências e serviços.

Através de uma palestra seguida por uma visita técnica nas imediações da universidade, professores e estudantes do PET tiveram a oportunidade de conhecer melhor tal projeto.

Instituto Internacional de Neurociência de Natal

O instituto de neurociência localizado em Macaíba, região metropolitana de Natal, é um centro de inovação voltado para o desenvolvimento de novas tecnologias e conhecimento em problemas neurológicos. Os estudos desenvolvidos pelo instituto são reconhecidos internacionalmente por seu alto nível de conhecimento.

Durante a fala do Doutor Edmond que nos proporcionou a honra de conhecer o instituto, foram apresentados alguns avanços da neurociência, tais quais: a comunicação cérebro-cérebro entre dois ratos em lugares diferentes, um localizado na sede do instituto em Macaíba e outro nos Estados Unidos.

Tivemos a oportunidade de conhecer de perto como funcionam as pesquisas que são realizadas no Instituto. Fizemos uma visita aos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de protótipos. Também foi permitido que tivéssemos contato direto com o equipamento de Realidade virtual que ajuda a estimular o cérebro de portadores de necessidades especiais físicas, assim como uma máquina de suspensão total do corpo para auxiliar no tratamento de paraplégicos, entre outros.