O projeto foi promovido pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Administração – PETADM-UFCA com o apoio da Universidade Federal do Cariri – UFCA, envolvendo 17 pessoas, visando uma aproximação com a realidade de diversos seguimentos empresariais.

A viagem foi realizada durante os dias 16 à 23 de outubro, na cidade de Fortaleza – CE, visitando ao todo 5 empresas de diferentes seguimentos empresariais.

Oh My Dog!

Se transformou em um dos maiores sucessos no segmento no Brasil. Baseando-se na fama e na tradição dos hot dogs, foi criado um lanche com enorme simpatia pública, transformando o tradicional dogão em um lanche aperfeiçoado, com ingredientes e receitas de primeira qualidade. Na visita a empresa tivemos a oportunidade de conhecer a sede da empresa, com o objetivo de observar a gestão de um franqueador, quais as motivações para franquear, o que eles fazem para manter um padrão, seus métodos e as dificuldades enfrentadas em sua jornada.

Indústria Santana Textiles

O Grupo Santana Textiles ocupa posição de destaque entre as indústrias do setor têxtil e consolida sua expertise na fabricação e no desenvolvimento de tecidos denim básicos, diferenciados e inovadores. Na oportunidade tivemos o prazer de conhecer esse grande fabricante de jeans, visitamos sua área de produção, conhecendo assim todos os processos de fabricação e sua logística, desde a chegada do algodão, seu armazenamento até o jeans pronto para a venda.

Consultoria Gomes de Matos

Compreendemos um pouco sobre a vida de consultor, suas dificuldades com o mercado, áreas de atuação, aprendendo também sobre planejamento, como medir os riscos e também estar preparados para enfrenta-los, além disso, também adquirimos conhecimentos sobre processos burocráticos que uma empresa enfrenta para franquear a sua marca.

Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará

Foi-nos apresentado o programa Mapp Gestão, projeto desenvolvido para acompanhar os projetos em desenvolvimento do governo, ter o controle de todo orçamento, dinheiro investido em cada projeto e o tempo previsto para término.

Banco Palmas

O Banco Palmas é um banco Comunitário que são serviços financeiros solidários, em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais, tendo por base os princípios da Economia Solidária. Tivemos a oportunidade de conhecer este banco, como é a sua gestão e quais os benefícios que ele trás para a comunidade através da moeda local e os cursos de capacitação fornecidos para os moradores da região.