Não é de hoje que ouvimos ou lemos o nome K-POP em toda parte vamos, desde a roda de amigos, vídeos nas redes sociais ou anúncios de mega shows no Brasil. Uma coisa é certa: O alcance e a influência da cultura nipônica no nosso país e no mundo só têm a crescer, e isso tudo tem um segredo.

K-pop, como é chamado pelos fãs da música pop coreana, é um ritmo que já existe há décadas e tem sua construção atual baseada fortemente nos hits dos anos 90, onde boy-bands como Backstreet Boys dominavam o cenário da música.

Os grupos de jovens, normalmente formado por 7 integrantes, são escolhidos a dedo e recebem um alto treinamento desde cedo, quando são selecionados pelas produtoras, que investem pesado nos garotos e garotas aspirantes ao reconhecimento e fortuna que esses artísticas recebem.

O processo da SM Entertainment foi descrito pelo jornal Korean Times: “Depois de selecionar pré-candidatos, a empresa roda uma simulação para saber como a voz e a aparência dos pretendentes mudará de três a sete anos”. Após essa seleção, eles passam a viver juntos em alojamentos e iniciam um treinamento de até 12 horas por dia, onde têm aulas de canto, dança e teatro, além de estudarem diversas línguas. A Harvard Business ReviewYvonne Yuen, Vice Presidente de Marketing Internacional da Universal Music ainda complementou: “Um estagiário passa por treinamentos por pelo menos dois anos antes de fazer sua estreia como artista. Não tenho certeza se outros países ou gravadoras teriam essa paciência”.

Para eles o sucesso precisa ser garantido ou seria investimento de tempo e recursos financeiros jogados fora. Para isso, uma de suas garantias é incorporar o inglês nas letras, tornando o produto mais vendável para o mercado internacional. Outra arma crucial é a imensa legião de fãs do K-POP, que possui grandes fã-clubes responsáveis por receber os novos lançamentos de seus ídolos antes de qualquer outro público, gerando o feedback que a empresa necessita para melhor moldar o produto à sua comunidade.

Duas coisas são certas: A primeira é que aqueles rostinhos vão aparecer cada vez mais em maior frequência e a segunda é que os fãs de BTS estão preparando o DNA (só quem é K-Poper vai entender) para mais e mais shows da boy band de maior sucesso do cenário atual.

dinho

Referências: 

https://extra.globo.com/tv-e-lazer/sucesso-na-coreia-do-sul-pop-conquista-milhares-de-fas-no-brasil-22516433.html

https://www.omelete.com.br/musica/k-pop-o-que-e-o-fenomeno-e-porque-ele-nao-para-de-crescer

https://hbr.org/2016/11/k-pops-global-success-didnt-happen-by-accident 

http://www.koreatimes.co.kr/www/news/art/2012/08/201_88764.html

Publicado em: 13 de agosto de 2018