City Life

O projeto Andanças Culturais, foi criado no ano de 2015 visando interligar a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Cariri – UFCA com a memória patrimonial da região, construindo relações intrínsecas com o nosso transcendental. A partir de planejamentos e estudos durante o ano, uma equipe de petianos traça roteiros guiados para lugares que dotam uma bagagem de fatos históricos, sociais, políticos, econômicos e culturais da região do Cariri, tornando os que fazem parte do processo pertencentes da riqueza que carrega o nosso lugar, instigando a preservação e a transmissão dos saberes adquiridos.

Em sua IX edição, o Projeto Andanças Culturais irá até a cidade de Santana do Cariri – CE, conhecer o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens. O espaço é voltado para a valorização, divulgação da ciência, salvaguarda e pesquisas na área Paleontologia. O museu conta com cerca de 7 mil peças que se inserem na área de exposições, além da reserva técnica do espaço, reunindo importante material do período Cretáceo, de mais de 110 milhões de anos.

Além disso, a visita se estenderá até o Geossítio Pontal da Santa Cruz, também em Santana do Cariri. O espaço natural poderá ser apreciado através de uma trilha vertical que consistirá na subida de aproximadamente 750m, até o destino final, intitulado de Pontal da Santa Cruz, onde possui um ponto de observação panorâmica no topo da Chapada do Araripe. Na plataforma, há um conjunto de uma antiga capela, erguida em meados do século XX, e uma área onde se encontra um restaurante com parque infantil.

Então, não fique de fora desta aventura! O ônibus universitário (gratuito), partirá às 07:30H da praça do Giradouro, em Juazeiro do Norte – CE, com uma parada pontual no largo da Rffsa, em Crato – CE, no dia 16/06 (sábado). As vagas são limitadas a apenas 11 inscritos e além da visita, existem duas etapas posteriores: uma roda de conversa no dia 20/06 às 14:30H, nas dependências da UFCA, e um texto expositivo sensorial que poderá ser enviado por e-mail. As inscrições são realizadas através do formulário, disponível no seguinte link: https://goo.gl/forms/Pgh6X7NUJ7LfhIIA2 Todos receberão uma confirmação via e-mail, que haverá mais orientações para o dia da visita. Não perca essa oportunidade!

*ESTE EVENTO NÃO GERA CERTIFICAÇÃO*

*INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 12 DE JUNHO (TERÇA-FEIRA)*