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Primeiramente, temos de saber qual o significado desse termo. O greenwashing é quando uma empresa diz que apoia certos programas/causas sustentáveis no intuito de aumentar o engajamento da sua imagem, porém, o que realmente acontece é o contrário.

Atualmente, cada vez mais há a necessidade das empresas assumirem estratégias voltadas à sustentabilidade, em virtude de vários dos seus consumidores estarem adotando estilos de vida sustentáveis. Ou seja, caso essas empresas pretendam manter-se competitivas dentro do mercado atual, elas têm de se alinhar a isso. E como exemplo citarei a Apple que mostra, em seu site, como ela se alinha a esta temática, onde a mesma diz cada vez mais se aproximar do zero, no sentido do uso de materiais; como nos iMac, representados abaixo:

Imagem: site da apple

Tal representação mostra que a Apple vem se preocupando com o uso de materiais, onde saiu do plástico, e agora faz aparelhos cada vez menores e com materiais mais facilmente recicláveis. Porém fora toda essa redução no iMac, outros produtos da empresa também estão utilizando os mesmos processos, porém iremos buscar um exemplo mais recente que nos mostrará da melhor forma, o greenwashing, que é o fato dos carregadores terem sido removidos das caixas dos iPhones, o que gerou muita polémica, mas que teve de acontecer porque segundo a Apple (2021), “Usando embalagens menores e mais leves, conseguimos transportar mais caixas por vez, reduzindo nossa pegada de carbono. Não incluir os adaptadores de energia foi uma mudança ousada para a Apple, mas necessária para o planeta.”

Tal fala, pra mim, não pode ser considerada válida por causa que tal mudança, aparentemente incrível, não é tão digna de elogios pelo simples fato de que, os iPhones são produtos que possuem um ótimo valor de revenda, ou seja, muitas pessoas vendem seus antigos aparelhos, quando vão adquirir outros, e os vendem junto do carregador, entre outros acessórios.

Ou seja, vemos com isso que os consumidores têm que ficar sem os carregadores, fazendo assim com que eles tenham de adquirir novos carregadores para os seus novos aparelhos, e mesmo caso não vendam seu aparelho antigo ficando assim com os carregadores, tais peças não terão serventia, já que os novos aparelhos estão equipados com carregadores e cabos de entrada USB type-c, que diferem das antigas entradas USB comum, ou seja, para carregarem seus novos aparelhos, os donos dos novos iPhones teriam de certa forma de adquirir um novo carregador, que tem de serem transportados gerando nova emissão de carbono no meio ambiente. Sem falar que tal redução de materiais dentro das caixas gera uma enorme redução de gastos para a Apple, que não é repassada para seus consumidores, que continuam a pagar cada vez mais caro nos seus aparelhos.

E é justamente aqui que temos o Greenwashing da Apple, onde nos é mostrada uma “verdade feia e voltada para o lucro”, onde em vez de encorajá-los (os clientes) a reutilizar seus adaptadores de energia antigos, esta última mudança (…) tem como objetivo encorajá-los a comprar um novo! (ICHI.PRO)

Por isso, cabe a nós consumidores cobrar das empresas que consumimos um posicionamento mais verdadeiro, e não mascarado, como este que vimos, por parte da Apple, que superficialmente está voltada para o sustentável, mas que quando analisamos a fundo, temos uma noção de até onde ela realmente está indo. Além de nós, como administradores, aprendermos com os erros da gigante empresa, citada no decorrer deste texto, e aplicarmos em futuros negócios e estudos que participarmos, para assim sabermos como realmente aplicar “práticas verdes” da maneira correta, não entrando na onda do greenwashing visto que, cada vez mais, essa será a tendência a ser seguida pelas organizações.

REFERÊNCIAS
Apple BR. Meio Ambiente. Disponível em <https://www.apple.com/br/environment/>. Acesso em 05 de Agosto, 2021. ICHI.PRO. A última façanha de Greenwashing da Apple. Disponível em:<https://ichi.pro/pt/a-ultima-facanha-de-greenwashing-da-apple-58491021820186>. Acesso em 05 de Agosto, 2021.

Publicado em: 11 de agosto de 2021