O Consumo Colaborativo é uma proposta de um sistema diferente que vem discordando do sistema capitalista atual e trazendo propostas embasadas na inteligência coletiva, trabalhando na produção de conhecimento e de novos contextos necessários aos atuais desafios da Mudança Global.
Devido às modificações de mercado que decorreram em razão de problemas de cunho econômico e social, foram fatores que contribuíram para constituir novos modelos de comportamentos e formas de repensar as estruturas do mercado hegemônico e suas implicações, sejam elas econômicas, sociais ou ambientais. Tais mudanças alcançaram tanto produtores como consumidores.
Este modelo de consumo gasta menos insumos, ganhando destaque como ideal para evitar o perdas e ajudar o planeta. E, mesmo não tendo sido muito aceito ainda no país, aos poucos vem conquistando seu espaço através de suas vantagens.
Temos, dentro desse modelo, exemplos que estão dando bons resultados em suas aplicações no Brasil. Que vão desde aplicativos e sites de hospedagem (Airbnb e Couch Surfing), dentro do turismo colaborativo; perpassa pelo segmento de mobilidade com aplicativos de carona sustentável (Bynd e BlaBlaCar), em que não objetiva a produção de lucros, mas apenas a divisão do custos; e alcança também o compartilhamento de objetos, com sites que oferecem uma estrutura de venda, aluguel ou até mesmo troca de bens e produtos que já não lhe servem mas ainda estão em condições de uso como: brinquedos, roupas, acessórios, livros entre vários outros itens.
Ademais, é preciso considerar que, além de motivos econômicos e de conveniência, os consumidores colaborativos são movidos também por impulsos mais altruístas, como a vontade de se relacionar com outras pessoas, de fazer amizades, de consumir de maneira mais sustentável ou de ser um bom cidadão.
Tendo em vista os aspectos apresentados, o Consumo Colaborativo pode ser visto como um modelo que busca um sistema de consumo mais sustentável e saudável para o ambiente e a sociedade.
Referências:
https://consumocolaborativo.cc/o-que-e-consumo-colaborativo/