.

.

“Ganhar um debate é convencer um auditório, uma plateia, com sua postura, mas fundamentalmente com suas ideias.”
-Aucélio Gusmão

É comum que em debates os opositores tentem destruir um ao outro, mas isso é um equívoco. O ideal é que os envolvidos preparem seus argumentos, que sejam verdadeiros e justos, coerentes e sérios, permitindo que as pessoas possam julgar da forma como acharem correto.

Um debate não é uma oposição de pessoas, é uma oposição de ideias. Em debates políticos é comum ver essa confusão de sentido no debates. Porém, humilhar um oponente não é boa prática. pois pode favorecer o candidato, colocando ele como vítima e isso pode influenciar negativamente a decisão final. O Doutor Ulisses Guimarães dizia “adversário não é inimigo”. Provocação não se responde imediatamente. É necessário que a pessoa esteja calma, para raciocinar direito e responder de forma racional, para não perder a razão. Se. durante o debate, fizerem mais de uma pergunta, a pessoa pode pedir para fazê-las por etapas e responder uma por uma, para que possa argumentar da melhor maneira possível.

O ideal é que a pessoa seja direta, aberta, franca, preparada, gentil e delicada. Existem pessoas que perdem o equilíbrio emocional e todos os debates com muito pouco. Elevam a voz, gritam e ofendem o outro debatedor. Na verdade, se desestabilizam, entram na tática do outro. O público passa a ficar confuso, não percebe a contento o conteúdo do que propunha. Emoções contagiam e podem desencadear tendências indesejadas. Nestes momentos cautela é decisivo

Não seja arrogante. Arrogância é um severo obstáculo para aceitação. Nariz empinado nem pensar. Cara feia não adianta, afinal, ninguém presta atenção a debatedor irritado. Ser muito rápido nas respostas pode significar um aumento de chances de errar, errar até o alvo. Sorria e conquiste os outros por simpatia e conteúdo, com cuidado para não passar excesso de confiança.

Publicado em: 1 de setembro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *