.

.

Você já ouviu falar sobre a profissão chamada Social Media? Traduzindo para o português, seria literalmente mídias sociais, a qual nós estamos tão familiarizados, afinal, você chegou até esse texto através de uma, não é mesmo? Com o enorme engajamento que essas mídias possuem hoje em dia, e com o claro conhecimento das empresas de que esses canais de comunicação podem ser extremamente efetivos para suas divulgações, era natural que surgissem profissionais para dar conta desses meios de comunicação, e claro, maximizar o quanto possível o potencial dessas ferramentas.

E o que exatamente esse profissional faz? O Social Media é o responsável por ministrar, atualizar e gerar conteúdo para as páginas oficiais de uma marca ou empresa. O que pode parecer uma tarefa simples, acredite, não é. Exige muita dedicação e esforço, é preciso estar sempre em dia com as notícias e conteúdos do nicho que a marca representa, tanto como ter plena consciência dos meios e práticas para buscarem o máximo de engajamento possível. O Instagram por exemplo, existe certas formas de se estruturar uma conta que fazem a plataforma ter uma melhor performance comercial, seja na forma como se constrói o feed, periocidade de postagens, horários, hashtags e demais fatores. Um Social Media precisa ter ciência dessas noções.

Mas afinal, como posso me tornar um? Quais são os profissionais mais requisitados da área? Um Social Media geralmente não se limita a uma área do conhecimento, suas formas de atuação são muito abrangentes, mesmo que, como citados anteriormente, o próprio Instagram possui algumas “regras” que fazem um IG ter um melhor alcance, porém em questão do que postar de conteúdo, dependendo da imaginação de quem o ministra, o céu é o limite. Um dos profissionais mais procurados para se atuar nessa nova profissão são geralmente formados em Marketing, Jornalismo, Letras, Relações Públicas e, em alguns casos, até mesmo profissões mais corporativas, como no caso de administradores. O fator dessas profissões serem as mais procuradas para um profissional das redes sociais, se dá pelo motivo de que, muitas das vezes, essa profissão exige uma boa comunicação, boas noções de organização e administração, processos criativos e criação de ilustrações ou, se preferirem, artes.

Para você, amante de redes sociais e que criou interesse nessa nova profissão tão promissora, é bom ter em mente que apenas amor pelas redes não será suficiente, é necessário realmente uma imersão profunda a elas. Procure conhecer os métodos que permitam trazer uma melhor eficiência profissional dessas ferramentas, desde eBooks, ou até mesmo profissionais ativos ou influencers. Noções de ilustração, desde os programas mais básicos como o Canvas, desde mais complexos como o Photoshop também são ótimas medidas, e farão você ser um diferencial no mercado. E, talvez o mais importante: a organização. Organizar a periocidade, desde o padrão
das postagens e catalogar essas atividades em algum lugar também serão de grande ajuda. Uma indicação é o próprio Trello, ferramenta utilizada para um controle de atividades, inspirado no sistema Kanban de Taiichi Ohno.

Referencias:
O que faz um Social Media? Veja como se tornar um profissional das redes sociais. MLabs, 2017. Disponível em: < https://www.mlabs.com.br/blog/o-que-faz-um-social-media/ >. Acesso em: 18/07/2021.

Publicado em: 19 de julho de 2021