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A programação da SEAD 2019 contou a apresentação de palestras abordando vários temas como: Construção de carreira e conciliação familiar; Mulheres nos negócios tradicionalmente masculinos e um papo arretado com as empreendedoras Helena Pinheiro e Margarida Pereira. Sem falar que contamos com 17 minicursos e 2 visitas técnicas.
Um dos minicursos que me chamou atenção foi em busca dos seus objetivos- Planejamento Financeiro Pessoal ministrado pela consultora Clarissa Barros. O mini curso proporcionou aos participantes a reflexão sobre as metas que gostaríamos de alcançar em 1, 3 ou 5 anos e como fazer planos para atingi-las. Logo após fez uma explanação sobre o que são finanças pessoais, os hábitos de administrar o dinheiro e como evitar desperdícios e dívidas utilizando a regra 70-20-10, onde 70% correspondem àqueles gastos essenciais para nossa sobrevivência, 20% corresponde em investir em aplicações financeiras rentáveis e 10% para gastar com o lazer. Tivemos várias dicas de como elaborar uma lista de compras quando formos ao supermercado e se necessário complementar a renda para termos um padrão de vida equilibrado.
Outro minicurso que colaborou com nossos conhecimentos foi o de Marketing Digital ministrado pelo professor e consultor Hommel Pinheiro Lima. O ministrante apresentou a definição de Marketing, a diferença entre marketing digital x marketing tradicional discursando que essa divergência em linhas gerais consiste no uso da tecnologia no meio digital. O minicurso apontou as Estratégias de Marketing Digital esclarecendo a definição de cada uma delas e que foram enumeradas na seguinte sequência: Inbound Marketing; Marketing de Conteúdo; Blog; Site Institucional e Redes Sociais. Após a explanação foi orientado de como utilizar as redes sociais em prol de um negócio de sucesso e também para nossa vida pessoal e profissional.
O minicurso foi concluído com as informações sobre os seis pilares do Marketing Digital, os quais são: O seu conhecimento sobre Marketing: traçar estratégias, público alvo, produto; Audiência e comunicação: conhecer seu cliente e entender suas necessidades para poder se comunicar de forma efetiva; Ferramentas necessárias: se estamos fazendo uso correto das ferramentas de marketing como por exemplo, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing entre outros; Construção de listas de e-mail: para fazer campanha de marketing; Tráfego e estratégias: que estratégia estamos traçando para nosso negócio; Vendas Persuasivas: que tipo de estratégias estamos adotando para vender mais e deixar o cliente satisfeito.
Em resumo, tivemos uma semana SEAD bem proveitosa e repletas de conhecimentos e experiências que nos tornarão profissionais melhores, mais competentes e capazes de administrar bem as organizações e nossa própria vida.