Pesquisa Transformativa do Consumidor – TCR 

Consumo e qualidade de vida são tópicos recorrentes nas pesquisas acadêmicas na área de Marketing (Cohen, 2010). Contudo, a quantidade e variedade de pesquisas nesta temática indicam uma fragmentação do campo. Visando a uma melhor coordenação das pesquisas preocupadas em compreender o fenômeno do bem-estar, foi anunciado em 2006, pelo presidente da Association for Consumer Research, Dr. David Mick, o movimento denominado Transformative Consumer Research – TCR (Pesquisa Transformativa do Consumidor). 

Mick (2006) define os estudos em TCR como aquelas investigações que lidam com problemas e oportunidades fundamentais visando a melhorar a qualidade de vida diante dos efeitos do consumo. Estes estudos são sustentados por um problema fundamental ou oportunidade, que buscam respeitar, defender e melhorar a vida em relação às diversas condições, demandas, potencialidades e efeitos do consumo. O movimento TCR é fundamentado em seis características principais (Mick et al., 2012):

  1. Melhorar o bem-estar: a preocupação principal deste paradigma de pesquisa é a promoção do bem-estar, concentrando-se nas diversas dimensões desse construto;
  2. Emanar da ACR e encorajar paradigmas de pesquisa: A TCR é promovida pela Association for Consumer Research, que há décadas, estuda o comportamento do consumidor e promove o desenvolvimento deste movimento de pesquisa;
  3. Empregar teorias e métodos rigorosos: A TCR preconiza o fortalecimento dos métodos e teorias como forma de enriquecer as discussões e os insights obtidos em consequência das pesquisas;
  4. Destacar os contextos socioculturais e situacionais: essa característica indica que os pesquisadores devem considerar o contexto social da vida do consumidor, não necessariamente a partir de um estudo de caráter etnográfico, mas como uma forma de atribuir mais significado à pesquisa a partir da compreensão de problemas percebidos pelos consumidores no contexto em que vivem;
  5. Parceria com os consumidores: devido à relevância da pesquisa para os consumidores, uma das características da TCR é o fato de que aos pesquisadores são atribuídos os papéis de advogados e parceiros dos consumidores;
  6. Disseminação da pesquisa para stakeholders relevantes: o objetivo da TCR é compartilhar os resultados com os consumidores, políticos e outros stakeholders para quem o conhecimento dos resultados das pesquisas seja relevante. Sendo assim, uma das preocupações deste movimento de pesquisa é a comunicação eficiente dos resultados.

O desenvolvimento deste campo apresenta alguns desafios para os acadêmicos, dentre os quais convém ressaltar o fato de a pesquisa possuir como fundamentação epistemológica a mudança social, o que requer uma modificação dos métodos tradicionalmente empregados para, de fato, gerar a transformação nos indivíduos (Pinto et al., 2016). Ao considerar o contexto brasileiro no desenvolvimento da TCR, Pinto et al. (2016) argumentam que ainda persistem trabalhos metodologicamente tradicionais e frequentemente compostos por testes estatísticos robustos e com pouca conexão com a realidade nacional e contexto social dos indivíduos pesquisados.

REFERÊNCIAS

Cohen, L. (2010). Colston E. Warne Lecture: Is It Time for Another Round of Consumer Protection? The Lessons of Twentieth‐Century US History. Journal of Consumer Affairs, 44(1), 234-246.

Mick, D. G. (2006). Meaning and mattering through transformative consumer research. Advances in consumer research, 33(1), 1-4.

Mick, D. G., Pettigrew, S., Pechmann, C., & Ozanne, J. L. (2012). Origins, qualities, and envisionments of transformative consumer research. In Transformative consumer research for personal and collective well-being (pp. 31-52). Routledge.

Pinto, M. R., Batinga, G. L., Ássimos, B. M., & Almeida, G. T. (2016). Transformative consumer research (TCR): Reflexões, diretrizes e uma análise do campo no Brasil. Revista Interdisciplinar de Marketing, 6(2), 54-66.

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Publicado em: 25 de novembro de 2019