No espaço da internet, comumente surgem algumas brincadeiras que (com sentido ou não) tornam-se engraçados e passam a serem utilizadas nos mais diversos assuntos e se espalham, com muita facilidade, pelas redes sociais, blogs, jornais online, e outras fontes de comunicação.

Sim, vamos falar de memes!

Os memes são uma ideia ou informação que vai se propagando entre os indivíduos, e nesse processo vai sendo adaptado e enquadrando em várias situações, mas sempre mantendo a memória e referência a ideia original. Eles (os memes) são anteriores a internet, entretanto se intensificaram com ela, principalmente a partir intensificação do uso das redes sociais. É neste espaço que surge a grande maioria dos memes. Isso porque nestes espaços a maioria das
mídias sociais pessoais são informais e nasceram para facilitar a comunicação.

Memes no marketing digital

Marketing digital é o termo é usado para resumir os esforços de marketing convencional quando aplicados no ambiente online. O humor é uma característica do ser humano e é sem gênero, idade ou classe social determinados. Dessa forma, o marketing digital não podia perder essa oportunidade aproveitando estes momentos de descontração e envolvimento da comunidade online para comunicar a mensagem da sua marca e/ou negócio. Essa informalidade é uma maneira de demonstrar proximidade e se conectar de forma diferente com o seu público-alvo. Os memes geram empatia e envolvimento, e isto é essencial para a comunicação digital. Se bem usado em uma campanha (isto é, de forma bem pensada e sem abusar do bom senso), o meme faz esta conexão com o público por meio da descontração e usufruir a oportunidade para criar uma relação, de certa forma, mais próxima e íntima com consumidores e possíveis clientes.

É importante ressaltar que, os memes não são ótimas ferramentas para qualquer marca ou negócio. Tem-se de ter compreensão do perfil do negócio pois, os memes são mais adequados a marcas e negócios que dão espaço para a descontração. Além disso, é pertinente entender bem o contexto e saber se vale mesmo a pena entrar na brincadeira, isso ajuda a seguir sua estratégia digital de forma acertada e evita que sua equipe de marketing cometa erros.

Outra ponto que é relevante frisar é, que, a equipe de marketing deve estar atenta ao ambiente e ser rápida para agir dentro do timing. Para isso, é importante que o marketing esteja bem atento ao que está acontecendo nas mídias sociais em geral, por sorte, o grande fluxo de comunicação que a internet possibilita favorece o acompanhamento desse mundo. Ademais, o acompanhamento dos resultados de cada ação de perto é fundamental, além de atentar-se a todas as informações que podem servir de parâmetros e serem usadas para medir o sucesso ou não da sua estratégia.

Referências

Rock Content. Como utilizar os memes na sua estratégia de Marketing Digital, 2016. Disponível em: <https://rockcontent.com/blog/melhores-memes/>. Acesso em: 20 de out. de 2019.

PEÇANHA, V. O que é Marketing Digital? Entenda o conceito, como fazer e comece sua estratégia de Marketing Online. Rock Content, 2019. Disponível em: <https://rockcontent.com/blog/marketing-digital/>. Acesso em: 20 de out. de 2019.

Autor dos posts (3)

Publicado em: 21 de outubro de 2019