Arte - MKT DIgital

A partir do século XXI, sobretudo de 2010 para cá, os negócios que fazem uso do Marketing Digital têm aumentado consideravelmente. Isso se justifica pela popularização do uso da internet no nosso dia-a-dia, que se torna imprescindível e permite realizarmos boa parte de nossas tarefas, como: nos comunicarmos, fazermos compras, acompanharmos notícias, interagirmos com outras pessoas (redes sociais), dentre outras coisas.

Nesse contexto, Torres (2009) define o Marketing Digital como ”a utilização efetiva das ferramentas de marketing na internet, envolvendo comunicação, publicidade, propaganda, promoção, e todo o conjunto de técnicas dos profissionais de marketing, (…)”. Sendo assim, percebemos que se trata de um tema bastante complexo e que influencia diretamente no sucesso ou fracasso de um negócio.

Destaca-se também que, por vezes, o marketing é confundido com somente a promoção de um produto ou serviço. No entanto, Kotler o trata como um tema bastante amplo, definindo-o em 4 vertentes: preço, praça, produto e promoção. O preço se refere à quanto aquele produto “vale”, devendo gerar lucro para a empresa e também estar justo para o consumidor, refletindo quanto ele pode pagar e qual o custo benefício que a compra terá na sua vida. A praça se refere ao local onde o produto ou serviço é oferecido ou distribuído. Atualmente é muito comum termos a própria internet como pontos de vendas, através de sites e redes sociais. O produto se refere a tudo que se deseja oferecer ao cliente, que vantagens possui e como pode fazer diferença na sua vida. Por fim, a promoção se refere ao uso de estratégias para divulgação de um produto ou serviço, bem como de comunicação com o público. São exemplo de promoções o uso de e-mail marketing, publicidades patrocinadas e até mesmo descontos em ações de vendas.

 Atualmente, temos vários casos de sucesso com o uso de marketing digital. Um deles é o crescimento de Ecommerces, que são negócios que possuem a internet como “praça”. O setor cresceu 7,5% entre 2016 e 2017, alcançando faturamento de R$ 47,7 bilhões, segundo dados do site e-commercebrasil. Alguns exemplos de empresas bem-sucedidas com esse modelo são a Amazon e Walmart, possuindo projeção mundial.

Ademais, empresas focadas em promoção de outros produtos e serviços, como: Google, Facebook, Youtube Instagram e Linkedin, tem alavancado seu faturamento. A vantagem desse tipo de publicidade é que ela direciona o conteúdo de forma específica para um determinado público-alvo, de modo que o usuário tem a opção de pagar somente por acesso ou por compra. Além disso a internet pode ter diversos outros usos em vários aspectos, como para fidelizar determinado público-alvo, se comunicar de forma mais eficaz e agregar valor ao produto.

Por fim, percebe-se que a internet é uma realidade no nosso dia-a-dia e como tal, as empresas precisam se adaptar a isso. Além disso, as organizações que não fazem uso dessa importante ferramenta estão perdendo uma excelente oportunidade de fidelizar e aumentar seu número de clientes, o que por consequência faz com que elas percam vendas. E sem vendas, nenhum negócio sobrevive por muito tempo.

Referências

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: Análise, planejamento, implementação e controle. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 1998, 725p.

e-commercebrasil. 12 dados que comprovam o crescimento do e-commerce no Brasil. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/12-dados-que-comprovam-o-crescimento-do-e-commerce-no-brasil/>. Acesso em 14 de outubro de 2018.

TORRES, Claudio. A bíblia do marketing digital: tudo que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo, SP: Novatec, 2009. 399 p.

 

Outubro de 2018

Publicado em: 15 de outubro de 2018