.

.

Nessa edição especial do PET Read de hoje, falaremos mais uma vez de um dos projetos realizados pelo PETADM-UFCA, onde revisaremos a 7° Edição do Projeto Andanças Culturais! Nessa edição contamos com a participação da ONG Aquasis, realizando uma visita a sua sede na região do Cariri localizada no Crato. A ONG tem como missão evitar a extinção das espécies do Nordeste brasileiro, tendo um grande foco na região do Ceará. No Cariri o trabalho é voltado pela proteção do nosso querido Soldadinho-do-araripe, uma ave típica e símbolo de nossa região. No momento de nossa visita o PETADM aprendeu um pouco sobre como algumas ações humanas influenciam negativamente no habitat desse pássaro, dando ênfase na conscientização de nossas ações com o meio ambiente. Nossa visita ocorreu no dia 14 de dezembro de 2016, e nesse período existiam por volta de apenas 800 espécies do Soldadinho na natureza.

As ONGs representam uma enorme importância na proteção dessas espécies, principalmente com seus papeis de conscientização. Educação ambiental é uma arma muito poderosa para evitar algumas realidades que ainda presenciamos atualmente, como espécies chegando a taxas críticas de extinção, que muitas das vezes podem estar relacionadas a tráfico e caça de animais silvestres. Tendo em mente da importância da Educação Ambiental, na quarta-feira do dia 03 de Junho do ano de 2020 ocorreu a terceira “live” da semana do meio ambiente 2020/SEMA com o tema sobre caça e tráfico de animais silvestres. Alguns temas muito importantes foram
abordados nessa reunião, como por exemplo a elaboração do “Livro Vermelho” da fauna cearense, a fim de descobrir a condição das espécies existentes na região e quais medidas seriam mais efetivas para sua preservação.

A principal causa da extinção do Soldadinho-do-araripe se dá pela perda do seu habitat, que é provocado por desmatamentos e degradação de mananciais, estando classificado entre 190 aves com níveis críticos de extinção. A Aquasis mostra todo o seu empenho para tentar salvar a espécie registrado nos grandes marcos que conseguiu realizar ao longo da história do projeto. Por volta dos anos de 2003 a 2004 é iniciado o trabalho de conservação da espécie em parceria com um dos seus descobridores, Weber Silva, em uma tentativa de criar o primeiro plano de manejo nacional. Em 2007 é proposta uma UC Federal de Proteção Integral para espécie. Como instituição guardiã de uma espécie ameaçada, a Aquasis é reconhecida como líder global nos esforços de conservação do Soldadinho-do-araripe, dentro Preventing Extinctions Programme da Birdlife. A ONG sempre busca inovar suas práticas e torná-las cada vez mais efetivas, e desde os anos de 2015 a 2021 vem planejando novas ações e metas de conservações.

Referências:

Educação ambiental pode evitar e combater caça e tráfico de animais silvestres. Sema CE, 2020. Disponível em: <https://www.sema.ce.gov.br/2020/06/03/educacao-ambiental-podeevitar-e-combater-caca-e-trafico-de-animais-silvestres/>. Acesso em: 28/07/2021.

Conheça o projeto Soldadinho do Araripe. Aquasis. Disponível em:
<http://aquasis.org/soldadinho/>. Acesso em: 28/07/2021.

Publicado em: 28 de julho de 2021