INTRODUÇÃO

A VI Edição do projeto Café com Empreendedores do PETADM-UFCA, contou com a ilustre presença da empreendedora Cristiane Martinazzo, a então diretora do Sítio Barreiras Fruticultura em 2016. O negócio nasceu do sonho de seus fundadores, dando origem em 1996 como uma pioneira em bananicultura no Cariri. Tinha como objetivo não apenas a comercialização de bananas, como também mudar a realidade das pessoas em sua volta, atitudes que inclusive foram recompensadas: O Sítio Barreiras Fruticultura foi premiado três anos consecutivos pelo Great Place To Work (GPTW), prêmio vinculado ao seu sistema de gestão, associando a instituição como uma das melhores empresas para trabalhar. A empresa foi premiada em 2014 e 2015 no estado do Ceará, e em 2016 premiada pelo estado da Bahia, dispondo de mais 1.500 pessoas envolvidas em todos os processos da organização, onde foram criadas as Unidades de Gerenciamento (UGB), contabilizando 232 unidades no total, onde em cada os funcionários se autogerenciam (SÍTIO BARREIRAS). 

Como o próprio Sítio Barreiras afirma, possuem um pacto com a natureza, e condizem isso na forma em que cultivam seus produtos, utilizando uma forma racional e consciente do uso da água, como também dão o devido respeito ao solo, o qual alimenta e gesta a vida. Isso vem resultando em belas bananas-prata e bananas-nanicas, cultivadas em três unidades de produção (SÍTIO BARREIRAS). O encontro feito pelo Programa de Educação Tutorial, do curso de Administração, da Universidade Federal do Cariri (PETADM-UFCA), em sua VI Edição do projeto Café com Empreendedores, visitou uma unidade presente no Ceará, localizada na cidade de Missão Velha, edição realizada em 2016. 

 

A IMPORTÂNCIA DA BANANA 

A importância da banana, não apenas em seu contexto comercial, mas como também em seu consumo, trazem inúmeros benefícios e são de grande relevância. O que condiz propriamente à parte alimentícia, possui uma forma muito prática de consumo, com uma casca de fácil remoção e higiênica, a banana também dispõe de inúmeros benefícios à saúde: muito famosa por ser rica em carboidratos, como também ricas fontes de potássio, dispondo em média de 350mg de potássio em 100g da fruta, onde a recomendação diária seria de 4700mg. O potássio é responsável pelo equilíbrio de água e sódio no corpo, da regulação neuromuscular e crescimento das células, sendo essencial para atividades físicas, uma vez que está presente nas reações musculares, e a carência do nutriente pode levar a inconvenientes câimbras, e até mesmo lesões (FARMÁCIA GOTA MAIS).  

Não necessariamente existe uma recomendação de quantas bananas deveriam ser consumidas ao dia, porém há uma indicação da Organização Mundial da Saúde de um consumo diário de 5 frutas, e de preferência diferentes, sendo indicado o consumo de 1 a 2 bananas por dia. Pode ser acompanhada por outros alimentos, geralmente iogurtes, cereais integrais como de aveias, por exemplo, fazendo a fruta de uma ótima opção para café da manhã e pós-treinos (FARMÁCIA GOTA MAIS). 

O consumo de frutas, hortaliças e feijão aumentaram em 10% durante o período da pandemia conforme afirma a pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), efetuado pelo núcleo de pesquisas epidemiológicas em nutrição e saúde, onde foram ouvidas mais de 10.000 pessoas nos meses de janeiro e maio no ano de 2020. Foi revelado um aumento de 40,20% para 44,60% da população que consumiam esses alimentos, e isso pode ser entendido como uma maior procura de alimentos que melhorem o sistema imunológico, providenciando uma melhor imunidade a qualquer tipo de vírus em geral (FARMÁCIA GOTA MAIS). Mostra que nesse período, talvez mais do que nunca, a importância de produtos tão bem produzidos como as bananas do Sítio Barreiras, sendo uma ótima opção para essa população que aumentou o seu consumo de alimentos naturais. 

REFERÊNCIA 

A banana e sua importância na alimentação. Farmácia Gota Mais, 2014. Disponível em: <http://gotamais.com.br/noticia/209/a-banana-e-sua-importancia-na-alimentacao#:~:text=Rica%20em%20carboidratos%2C%20macronutriente%20respons%C3%A1vel,para%20sa%C3%BAde%20intestinal%20e%20metab%C3%B3lica.> Acesso em: 28 de março, 2021. 

Covid-19: consumo de frutas, hortaliças e feijão aumentou 10% durante a pandemia. Sociedade Nacional de Agricultura, 2020Disponível em:<https://www.sna.agr.br/covid-19-consumo-de-frutas-hortalicas-e-feijao-aumentou-10-durante-pandemia/>. Acesso em 28 de março, 2021. 

Sítio Barreiras, 2021. Disponível em: <http://sitiobarreiras.com.br/wp/index.php/sitio-barreiras/>. Acesso em: 28 de março, 2021. 

Publicado em: 29 de março de 2021