Vamos começar tirando esse elefante branco da sala, Administração de Recursos Humanos, ou como é mais conhecida RH, e Gestão de Pessoas não são a mesma “coisa”. Para Chiavenato (2014) são conceitos diferentes, advindos de modelos distintos, porém, usados para tratar um mesmo setor organizacional. Para diferenciá-los, é preciso voltar ao início do século XX quando começou a surgir a área de RH dentro das organizações. E depois em 1930, com o advento da Teoria das Relações Humanas encabeçada por Elton Mayo, abandonou-se a ideia de Homo economicus formulado pela Administração Científica e passou a focar no indivíduo como Homo social, ou seja, um colaborador motivado pelo reconhecimento e relacionamento pelo meio onde trabalha.

Mas onde entra a Gestão de Pessoas nessa história? Com a Era da Informação, a partir de 1990, começaram a despontar novos conceitos para referir-se ao capital humano, como por exemplo, Gestão de Talentos, Gestão do Capital Humano e dentres eles, a Gestão de Pessoas. Todas essas novas nomenclaturas abordaram um novo modelo de gerenciamento estratégico de pessoas nas organizações. Então a Gestão de Pessoas é a evolução do RH? Não, o melhor depende.

A Gestão de Pessoas veio para ocupar algumas lacunas deixadas pelas práticas de RH, que com as mudanças nas relações de trabalho, não acompanharam essa evolução. Ainda não entendi qual a diferença. Colocando de uma forma bem grosseira, são visões de processos e políticas diferentes sobre como atuar no mesmo setor da organização. “Os aspectos que envolvem a gestão de pessoas têm de ser tratados como parte de uma política de valorização desse ativo, na qual gestores e RH são vasos comunicantes, trabalhando em conjunto, cada um desempenhando seu papel de forma adequada.” (BICHUETTI; BICHUETTI, 2020) Isso não significa que elas são, necessariamente, excludentes uma a outra, é possível alinhá-las de maneira complementar dentro de uma mesma corporação.

REFERÊNCIAS
BICHUETTI, Luana Bernardi; BICHUETTI, José Luiz. Gestão de pessoas não é com o RH.
Saint Paul, 2020.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas
organizações. 4° Edição. São Paulo: Editora Manole Ltda, 2014.

Autor dos posts (1)

Publicado em: 5 de agosto de 2020