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O enérgico contexto, no qual as organizações estão inseridas, ocasiona constantes demandas, que necessitam rápidas soluções e alterações nas rotinas empresariais com o propósito de que as empresas não percam e/ou permaneçam em suas posições competitivas de mercado. O Recursos Humanos (RH), inserte nas organizações, dentre suas competências contribui para que os colaboradores da empresa possam agregar valor no desempenho de suas funções através das suas ações. Em concordância com Del Corso et al (2014) “observa-se hoje que no ambiente dinâmico […] a gestão do capital intelectual é uma competência organizacional que pode trazer diferencial para a organização […]”.

Perante esta conceituação, percebe-se a importância da mediação do RH dentro da organização no tocante ao alinhamento das necessidades da empresa e dos colaboradores, chegando ao ponto comum e transformando o potencial real existente de ambas as partes em estratégia competitiva de posicionamento no mercado.

O desempenho de uma organização é influenciado por diversos fatores que a constituem. Segundo Oliveira e Oliveira (2011, p. 654) “incluem resultados de recursos humanos, resultados organizacionais, resultados financeiros e contábeis, e resultados de mercado de capital”. Destarte, para que uma estratégia competitiva alcance seus objetivos com efetividade precisa da combinação destes diversos resultados empresariais.

Dentro do contexto das competências do RH, sua influência no alcance dos resultados está em concretizar as necessidades dos colaboradores em treinamento e desenvolvimento, gerenciamento de conflitos com resultados satisfatórios para as partes, gestão humanizada de desligamento, condições satisfatórias de segurança e higiene, ações compensatórias relacionadas a produtividade laboral, méritos por desempenho relevantes, em suma,  as decisões gerenciais do RH devem estar alinhadas com as estratégias da empresa.

Doravante, entenda-se que para uma organização alcançar uma posição estratégica competitiva faz-se necessário uma atuação conjunta dos departamentos que a compões e o RH em sua atuação de gerir pessoas saiba colocá-las como fatores essenciais e estratégicos e canalizar seus potenciais como retorno de suas ações.


fernanda

Referências:

DEL CORSO, J. M.; PETRASKI, S. J.; SILVA, W. V.; TAFFAREL, M. Gestão estratégica de recursos humanos: identificando o processo de alinhamento estratégico. Tourism & Management Studies, Portugal, v. 10, dez. 2014. Edição Especial.
OLIVEIRA, A. M. B.; OLIVEIRA, A. J. Gestão de Recursos Humanos: uma Metanálise de seus Efeitos sobre Desempenho Organizacional. Revista de Administração Contemporânea. Curitiba, v. 15, nº 4, art. 5, p. 650-669, jul./ago. 2011.

Publicado em: 17 de julho de 2018