Perante as mudanças que a pandemia do COVID-19 trouxe as nossas rotinas, é importante tratar sobre a produtividade, que pode estar relacionada além das demandas de trabalho como também na vida pessoal. Eis que nos encontramos em contextos tão similares e tão diferentes ao mesmo tempo. A forma de trabalhar foi alterada, mas as responsabilidades permanecem as mesmas. Os processos, agora, demandam mais esforço e concentração na sua execução, pois o contexto para assim executar foi alterado.

Faz-se necessário uma análise do trabalho home office/remoto no que diz respeito, por exemplo, ao “novo” ambiente de trabalho: mesa e cadeira confortáveis; espaço organizado e adequado. No tocante aos horários, vestimenta e hábitos saudáveis, há necessidade de adaptação para que assim a imersão seja a mais próxima possível do que contribui para o processo produtivo. Organização é a palavra-chave. Estabelecer metas e prazos também contribui para uma melhor forma de usar o tempo e assim corresponder as necessidades do trabalho e das metas pessoais também.

O isolamento social tem sido um “teste de fogo”, somos seres sociais e esta necessidade de estar em meio a outros também tem sua relevância e influência no nível de estresse. Sendo assim, o alto nível de estresse (…) pode gerar dificuldades de concentração e diminuir a produtividade (…) (DALVI, 2020).

Adaptar-se, reinventar-se são algumas das palavras que mais temos visto ou escutado, porém é exatamente isso que precisa ser feito para que esta esfera negativa disseminada pela pandemia não nos coloque incapazes de produzir ou de viver saudavelmente.

REFERÊNCIA
DALVI, Felipe. Muito tempo livre e pouca produtividade. Por quê? Academia Médica. Abr. 2020. Acesso em 21 de jun. 2020. Disponível em < https://academiamedica.com.br/blog/muito-tempo-livre-e-pouca-produtividade-por- que>>

Autor dos posts

Publicado em: 23 de junho de 2020