d

No último sábado (16/06), o PETADM-UFCA realizou a IX Edição do Projeto Andanças Culturais, na cidade de Santana do Cariri-CE. Na oportunidade, os estudantes dos cursos de Administração e Administração Pública, acompanhados por nossas tutoras Rebeca Grangeiro e Beatriz Gondim, puderam conhecer de perto a dois principais pontos culturais e turísticos da cidade, que atraem milhares de visitantes todos os anos.

j

A princípio, os discentes seguiram para o Geossítio Pontal da Santa Cruz, através de uma trilha vertical, a qual subiram aproximadamente 750m, até o destino final, um ponto de observação panorâmica no topo da Chapada do Araripe. No ambiente, foi possível se deparar com uma belíssima paisagem, onde através de uma plataforma, foi possível observá-la melhor e registrar muitas fotografias. No local, há também uma antiga capela, erguida em meados do século XX, e uma área onde se encontra um restaurante com parque infantil.

f

Em segundo plano, os participantes tomaram o ônibus e partiram de volta a área urbana da cidade, para visitar o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens. O espaço é voltado para a valorização, divulgação da ciência, salvaguarda e pesquisas na área Paleontologia. Além disso, o museu conta com cerca de 7 mil peças que se inserem na área de exposições, além da reserva técnica do espaço, reunindo importante material do período Cretáceo, de mais de 110 milhões de anos. Foi também uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Era Paleozoica e suas principais características relacionadas à cidade.

c

Ademais, cada participante ficou responsável para desenvolver um texto expositivo sobre suas percepções no que tange as duas visitas e debate-los em uma roda de conversa que aconteceu na tarde desta quarta-feira (20/06), nas dependências da UFCA. O momento foi mediado pelo Sérgio Henrique Carvalho Vilaça, Diretor do Museu e membro do Geopark Araripe, órgão responsável por toda área de Proteção Ambiental Chapada do Araripe. Ao final do encontro, a nossa tutora Rebeca Grangeiro simbolizou gratidão ao nosso convidado, com um certificado e em seguida, os presentes degustaram um singelo coffe break.

o

m

 

Publicado em: 20 de junho de 2018