Nas organizações tradicionais, o indivíduo era considerado um meio para se gerar lucros para as empresas, essas organizações enfatizam suas preocupações com sua produção e os resultados finais (SIQUEIRA, 2009). Nas organizações modernas, as preocupações dos gestores vão além dos lucros, mas com a satisfação e motivação dos indivíduos, considerados como capital intelectual das organizações.

O investimento no capital humano apresenta-se como um importante aspecto de competitividade e qualidade para as organizações, transformando-se em um objetivo estratégico. As organizações estão ampliando sua visão sobre esse capital, tornando ainda mais presente o conceito das pessoas como parceiras da organização. Dessa forma, as pessoas deixam de ser classificadas como meros recursos da organização, controladas por ela na busca isolada dos objetivos empresariais e sem um envolvimento real com o trabalho, dando espaço para a busca conjunta por resultados que possam atender tanto interesses individuais como profissionais (BRAND et al.,2008).

Siqueira et al. (2008) declara que o interesse das empresas pela dinâmica organizacional está aparecendo de forma crescente, as empresas estão buscando identificar como os estímulos das organizações e do ambiente de trabalho interferem nas percepções, desempenho e motivação dos trabalhadores. Contudo, as percepções e comportamentos não ocorrem de forma igual, uma vez que pessoas diversas constituem as organizações e muitas são as interpretações de fatores existentes em cada ambiente de trabalho, sendo que algo analisado como positivo para certas pessoas pode ser negativo para outras.

Diante deste contexto, o estudo do clima organizacional surge como um excelente instrumento de feedback e de intervenção organizacional, trazendo contribuições valiosas para o conhecimento e o manejo do funcionamento das organizações. Essas atividades permitem analisar as percepções dos empregados sobre diversos aspectos da organização.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Artmed Editora, 2009.

BRAND, Aniele Fischer; TOLFO, Suzana da Rosa; PEREIRA, Maurício Fernandes; ALMEIDA, Martins Isnard Ribeiro de. Atuação estratégica da área de gestão de pessoas em organizações de saúde: um estudo à luz da percepção dos profissionais da área. Gestão & Regionalidade, vol. 24, n. 71,p. 79-88 Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Brasil. 2008.

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Publicado em: 12 de agosto de 2019