Post segunda_ Materia ou Dica

A pesquisa de satisfação tem a finalidade de analisar o serviço prestado de acordo com a perspectiva  de quem está recebendo o serviço ou comprando o produto a depender da área em que a organização atua. “Através das pesquisas as organizações também buscam oportunidades para inovação de produtos e serviços, avaliando seu desempenho e garantindo que os esforços de melhoria da qualidade estejam sendo corretamente conduzidos nas questões de maior valor para os clientes” (MEDEIROS 2017, p 07).

A preocupação em entender a visão do cliente o faz saber que a organização tem o interesse de melhorar seu atual serviço, “sendo a qualidade do serviço prestado fortemente associada a sua capacidade de proporcionar satisfação às necessidades do usuário, consumidor ou cliente” (CASTRO 2018, p 471) 

No âmbito da administração pública o principal objetivo “é atender à demanda da população independente do setor de atendimento” (MEDEIROS 2017, p 471). Embora a demanda gerada na gestão pública seja essencial e crescente, a quantidade de pesquisas realizadas ainda é pequena em relação ao grande número de setores encontrados nas instituições públicas brasileiras.

“Nenhuma administração pública que queira estar “antenada” com as modernas técnicas de gestão pode abrir mão da utilização de pesquisas de satisfação, pois elas permitem que a autoridade pública perceba o problema a partir da visão dos usuários”(MEDEIROS 2017, p 19). A relevância da pesquisa no setor público mostra a qualidade e satisfação dos usuários e os determinados pontos que podem sofrer alterações não somente com o intuito de aperfeiçoar os trabalhos executados, mas também encontrar novas maneiras de contemplar os que a utilizam. 

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Referências

CASTRO EDUARDO A Importância da Qualidade do Atendimento na Prestação de Serviços no Setor Público. Id On Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia. 2018. Disponível em &It;https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1210/1855

MEDEIROS JOSÉ Qualidade e Satisfação no Serviço Público. Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo Curso de Especialização em Pesquisa de Mercado em Comunicações. 2007. Disponível em  &It;http://www2.eca.usp.br/pospesquisa/monografias/jose%20eduardo.pdf

Publicado em: 16 de dezembro de 2019