A forma como se colocam e atuam os modelos de negócios influenciam em como uma organização se apresentará ao mercado. A interação entre o ambiente externo – clientes, fornecedores, prestadores de serviços, infra-estruturas, parceiros, etc – com o ambiente interno – estratégias, processos, indivíduos e cultura – definem as estratégias da organização. A partir das definições de suas estratégias e a criação de objetivos e metas a organização desenha sua estrutura organizacional para atendê-las. Esta estrutura será preenchida pelos indivíduos que irão compôr a cultura organizacional.

Quando organizações que definem como estratégia a tecnologia como vantagem competitiva, é importante lembrar que o negócio da empresa também é formado por outras estratégias, como a financeira, comercial e de mercado, de recursos humanos, e de produção, para além da tecnológica.

A estratégia tecnológica traz uma enorme capacidade de impulsionamento e vantagem competitiva, entretanto, para tal é necessário um alinhamento desta com as demais que formam o negócio para garantir um crescimento ‘saudável’ e sustentável pela organização. A estratégia tecnológica sozinha não garante a sustentação do negócio, muito menos a sua vantagem competitiva.

Nesse contexto, o uso da TI pelas organizações pode ser empregado na atualização e criação de novos produtos, na otimização do funcionamento da cadeia de suprimentos, na sua produção, desde o planejamento e controle, até a logística interna e externa, como também no atendimento aos clientes, a divulgação, negociações de preços, obtenção de informações, e todas as atividades envolvidas desde a apresentação do produto até a aquisição, e para além disso o acompanhamento após a finalização da compra.

REFERÊNCIAS:

ALBERTIN, Alberto Luiz. Administração de Informática: Funções e Fatores Críticos de Sucesso. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

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Publicado em: 16 de setembro de 2019