“Funcionários felizes e atendimento impecável ao cliente garantem um bom negócio”, afirma David Neeleman, sócio fundador da Azul Linhas Aéreas.

SÃO PAULO, SP, 23/02/2015 : DAVID NEELEMAN | FUNDADOR DA AZUL/ Fotos de David Neeleman, fundador da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Fotos: Roberto Setton 23 02 2015

Foto: Roberto Setton

Se por acaso ser uma pessoa bem sucedida nos negócios fosse uma tarefa fácil, milhares de empresas jamais declaravam falência todos os anos. David Neeleman, fundador das aéreas JetBlue, Morris Air e da Azul Linhas Aéreas, apresentou em uma palestra da ExpoGestão, em Joinville (SC), a receita para o caminho do sucesso empresarial. Segundo o empresário, são três os principais pilares para se construir uma empresa que saiba conquistar bolsos e corações.

A princípio, David destaca a importância de investir em capital humano. “Empregados felizes são os melhores empregados. Todos os seus funcionários precisam pensar que sua empresa é o melhor lugar em que eles já trabalharam na vida”. E quando o empresário diz todos, ele realmente quer dizer todos. “Na Azul, quem limpa o banheiro tem a mesma importância de quem pilota os aviões”, afirma.

Em segundo plano, faz-se necessário ser impecável no atendimento ao consumidor. Tal preocupação faz com que Neeleman receba quatro vezes ao dia relatórios das atividades do call center da Azul. Faz também com que todos os funcionários da companhia aérea que tenham contato direto com os clientes da empresa não sejam terceirizados, mesmo em setores em que isso é comum, como o de call center.

E se porventura algo sair errado e você não for impecável? É pensando ensta hipótese que David apresenta o terceiro pilar: “Um cliente chateado fala com dez, um cliente satisfeito com dois”. É preciso saber contornar as situações adversas e satisfazer o cliente, porque a realidade é cruel. Estas dicas nada têm de simples, mas a história de vida de Neeleman nos aconselha a ouvi-lo com atenção.

Brasileiro nato, Neeleman deixou o Brasil aos cinco anos de idade para viver nos Estados Unidos, onde sua família morava antes de seu pai vir trabalhar no Brasil como jornalista.  Aos 19 anos, David estava de volta ao Brasil para trabalhar como missionário da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Neste momento, ele reaprendeu a falar português, ainda que com forte sotaque americano. A próxima aventura em solo brasileiro seria o lançamento da Azul Linhas Aéreas, que ocorreu no ano de 2008. A cia brasileira já ocupa a terceira posição de maior aérea do Brasil e a melhor aérea brasileira reconhecida internacionalmente, segundo dados do site TripAdivisor (2018).

iarlley

Publicado em: 2 de julho de 2018